Notícias

Vídeo mostra Ubuntu para Android rodando num Motorola Atrix 2

Recentemente a Canonical, como esperado, liberou oficialmente o Ubuntu 12.04, codinome Precise Pangolim. Caso se interesse, pode ler nossa análise sobre o sistema aqui. A fundação tem tradição nos desktops, onde já há alguns bons anos ela faz um bom trabalho com a sua distribuição, que é a mais famosa entre os usuários. Porém, o pessoal do alto escalão da Canonical não quer ficar preso a uma única plataforma, e já ensaia investidas em outros nichos, como os dispositivos móveis, que notadamente estão ficando tão populares.

O Ubuntu para Android, nova aposta da fundação, foi anunciado por eles no começo deste ano, e prometido para antes do fim do mundo, ou seja, dezembro de 2012. E parece que eles estão cumprindo a promessa. Numa conversa entre o pessoal do blog OMG! Ubuntu com o gerente de produtos da empresa, Richard Collins, ele fez a gentileza de mostrar em que pé anda o desenvolvimento do sistema para smartphones. Tendo um exemplar do Motorola Atrix 2, ele demonstrou como será a usabilidade e desempenho do OS. O editor do blog, claro, não deixou de filmar tudo, inclusive a conversa. Confira. (Dica: Fica legal a partir dos 2″).

Como vimos, o Ubuntu para Android não se trata de uma nova versão do sistema ou até mesmo um app a ser vendido no Google Play. Ele é o próprio Ubuntu. Não se esqueça de que o Android usa o Linux como kernel, como núcleo. Usando isso como vantagem, os desenvolvedores da Canonical conseguiram rodar o sistema diretamente do aparelho. E com um desempenho surpreendente! É sabido que smartphones têm hardware inferior à computadores de mesa e notebooks. Mas cada vez mais o poder computacional desses aparelhinhos vêm aumentando. Tomem como exemplo o novo Galaxy SIII, que tem um hardware respeitável. A LG, recentemente, lançou um celular com 2 GB de RAM! O meu computador tem 2 GB de RAM! Isso só mostra como os smartphones estão se aproximando cada vez mais das configurações de PCs de mesa.

Desta forma, ele consegue rodar sistema operacionais como o Ubuntu de forma bem fluida e natural. Na demonstração, o celular é apenas conectado a uma dock, que por sua vez é ligada a um monitor. Ele dá o boot pelo Ubuntu e pronto, temos um SO de desktop sendo executado por um smartphone. E ele realizou outras funções de forma bem natural, como abrir o LibreOffice e permitir sua edição. Então, basta acoplar um teclado e mouse, caso queira, e trabalhar o tempo que quiser! Além disso, não há perda de nenhuma função ou recurso do Ubuntu. Ele é o mesmo que você instala na sua máquina. Fantástico, não? A Canonical ainda não deu datas de lançamento e nem versão para desenvolvedores, mas garantiu que até o final do ano, ele estará entre nós. Você compraria um smartphone com Linux?

[OMG! Ubuntu!]
Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!