A Microsoft está atrás de uma estrutura mais simplificada nos nomes dos seus serviços. A prova disso é a recente modificação do Windows Live, que praticamente perderá a marca para facilitar a identificação dos serviços — você não se logará mais com uma Windows Live ID, mas sim com uma Microsoft Account –. Agora, é a vez do Windows Azure ter os nomes dos seus serviços internos alterados.
Esta semana a Microsoft começou a notificar usuários dos serviços Windows Azure por e-mail, informando-os sobre a mudança da nomenclatura de algumas partes dele. Os preços não foram alterados em nada. As mudanças foram as seguintes:
- Windows Azure Compute agora se chama Cloud Services;
- Windows Azure Platform – All services agora se chama All Services;
- Windows Azure CDN agora se chama CDN;
- Windows Azure Storage agora se chama Storage;
- Windows Azure Traffic Manager agora se chama Traffic Manager;
- Windows Azure Virtual Network agora se chama Virtual Network;
- AppFabric Cache agora se chama Cache;
- AppFabric Service Bus agora se chama Service Bus;
- AppFabric Access Control agora se chama Access Control;
- SQL Azure agora se chama SQL Database;
- SQL Azure Reporting Service agora se chama SQL Reporting.
Essa mudança deixou claro que a Microsoft praticamente aboliu a marca Windows Azure, novamente, para simplificar a linha de produtos. A mudança no geral foi a remoção da marca e a conservação do nome do serviço; basta remover o nome Windows Azure ou AppFabric, neste caso, e o nome do novo serviço está feito. Talvez isso até confunda um pouco no começo, mas com o tempo isso logo é gravado.
[Everything Microsoft]