Notícias

A nada confortável situação da RIM – Parte 2

Exatamente há uma semana, nós comentávamos aqui no Guia do PC sobre a nada confortável situação da RIM (Research in Motion), fabricante dos BlackBerrys e que já saboreou o gostinho de ser líder no mercado. No post em questão, falamos sobre a possibilidade da companhia separar a divisão de celulares da de mensagens e vender a primeira para uma empresa maior, afim de escapar da falência. Pois bem, a situação não parece ter melhorado e ficamos sabendo de mais notícias ruins para a empresa.

Na quinta-feira passada, a bolsa de valores fechou registrando uma queda de 19% (!) nos valores dos papéis da empresa. Não foram revelados os números, mas 19% é bastante coisa! Mas claro, uma queda dessas não acontece do nada! Vamos ver o que acarretou esse declínio abrupto da RIM. Primeiro de tudo, a peça-chave do plano de reformulação elaborado pelos diretores da empresa, que é o BlackBerry 10, que trará novidades significativas para a plataforma, foi adiado e não chegará a tempo para o Natal. Ou seja, isso significa perder todo o impulso consumista que essa época do ano causa nas pessoas. O que piora a situação, é o fato de a RIM já não estar muito bem das pernas em questão de vendas. Para você ter uma ideia, neste último trimestre, a companhia vendeu 7.8 milhões de aparelhos. Sabe quanto ela vendeu no mesmo período do ano passado? 13.2 milhões! Isso significa uma queda de 41% nas vendas!

Outro ponto que consta do plano de reformulação, é o corte de gastos. Eles pretendem economizar 1 bilhão de dólares! Para tanto, a cabeça de 5 mil funcionários foi pelos ares! Isso representa nada mais nada menos que 30% de toda a força de trabalho da empresa. A RIM também não lucrou nada neste último ano. Mas a situação está tão ruim que isso já era até esperado. Mesmo assim, eles esperavam faturar 3.1 bilhões de dólares. Só conseguiram 2.8 bilhões. Os analistas achavam que a queda não seria tão dolorosa, com o preço das ações reduzindo apenas US$ 0,03. Mas eles sofreram uma redução de US$ 0,37. Tudo isso ajudou a impulsionar a RIM ainda mais para o fundo do poço. Atualmente, comparado com iOS e Android, ela tem um mercado irrisório. Mas a principal culpada de tudo isso, é a própria Research in Motion!

 

Enquanto Apple e Google trabalhavam cada vez mais para melhorar seus sistemas operacionais, aparelhos, ecossistema de softwares, etc… a RIM parou no tempo. Seus aparelhos são praticamente os mesmos desde há muito! Quando o mundo já era totalmente touch, eles ainda usavam teclado físico. O mercado que ela dominava por completo, que era o empresarial, aos poucos foi sendo tomado pelo iOS e Android, que ofereciam as mesmas soluções que a RIM, às vezes até melhores, e de quebra vinham com inúmeros joguinhos casuais, aplicativos dos mais variados, design, touchscreen, marca e uma loja de apps matadora!

E por falar em loja de aplicativos, a BlackBerry App World, se é que podemos chamar aquilo de “mundo”, está mais para planeta abandonado. As opções de software são parcas e os que a gente encontra por lá são feios, quadradões, muito caros e extremamente simples! A escassez é tanta que arrumaram um jeito – não oficial – de rodas os apps dedicados ao Android na plataforma BlackBerry! Tá certo, a Microsoft sofre do mesmo mal com o seu Windows Phone, mas para quem você acha que os desenvolvedores vão ter mais ânimo de trabalhar? Para a gigante Microsoft ou para a decadente RIM?

Assim, a RIM está passando por maus bocados, mas eu espero sinceramente que ela se recupere. Assim como a Nokia, que já foi uma referência na área e hoje luta para ter destaque nesse meio. Já está mais do que provado que concorrência é algo saudável demais para os consumidores, que ganham mais opções, mais qualidade e preço menor. Por mais que Apple e Google sejam grandes empresas e tenham ótimos aparelhos e serviços, eu odeio imaginar um mundo bipolarizado.

[Yahoo!]
Tags: Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!