A canadense Research In Motion, ou RIM, pode licenciar seu próximo sistema operacional, o BlackBerry 10, para outra fabricantes. É o que garante Thorsten Heins, novo presidente-executivo da empresa.
Adiado para 2013, o BlackBerry 10, poderia equipar smartphones de inúmeras fabricantes, como Samsung, LG, HTC, Sony ou qualquer outra fabricante. No entanto, ainda não se tem certeza dos planos da RIM e de como poderia ser o licenciamento.
A RIM já licencia seu sistema operacional embarcado em tempo real QNX, base do BlackBerry 10, para a industria, sendo líder nesse segmento de mercado e gerando bons frutos.
Permitir que rivais usem seu sistema operacional, vendendo licença nos moldes do Windows Phone ou gerando receita somente com serviços e participação nas vendas de aplicativos na loja oficial, poderia ser uma alternativa de recuperação a RIM, que amarga grandes perdas financeiras, desvalorização de 70% em 1 ano, queda de 45% nas vendas do último trimestre e um terceiro lugar nada confortável no competitivo mercado móvel, atrás de Android e iOS.
Entretanto, a decisão oficial sobre o licenciamento do BlackBerry 10 não deve sair enquanto a IBM estiver sondando a empresa canadense. Na última sexta-feira a Bloomberg divulgou informações sobre o interesse da “Big Blue” em comprar parte da companhia.
Caso a RIM venha permitir que outras fabricantes use seu sistema operacional, esse smartphone com alma BlackBerry estaria na sua lista de compras?