
Alguns meses depois do lançamento da terceira geração dos processadores Core, a Intel resolveu investir mais e lançou também novos processadores Pentium Ivy Bridge, com arquitetura de 22 nm e soquete LGA 1155, que foi apresentado na segunda geração (Sandy Bridge).
Um dos processadores Pentium novos é o G2100T, um dual-core rodando a 2,6 GHz e 3 MB de cache L3. Ele também conta com um chip HD graphics rodando a 650 MHz e que pode ser acelerado até 1050 MHz caso necessário. O G2100T tem TDP de 35 watts e custa 75 dólares.
O outro é o G2120T, também dual-core mas com frequência de 3,1 GHz. O processador traz praticamente todos os recursos do G2100T, a diferença está basicamente na frequência e no TDP, que no G2120T é de 55W.
Ambos os processadores baseados no Ivy Bridge também compartilharão uma característica de alguns dos atuais processadores do “médio/alto escalão” da Intel, os processadores Core, atualmente na terceira geração: o soquete LGA 1155. O acesso facilitado a ele permite que você adquira primariamente um processador básico como o Pentium e possa atualizar futuramente para um novo chip da linha Core.
Se você pretende adquirir uma placa-mãe já com suporte ao LGA 1155, tenha em mente que já no ano que vem é possível que a Intel anuncie os novos processadores baseados na arquitetura Haswell, que possivelmente trarão um novo soquete e defasará o anterior. Para quem se conforma com o processamento dos atuais Ivy Bridges, pode ser um bom investimento.
[Softpedia]