Notícias

Dilma: Governo fiscalizará a qualidade da internet

Presidente Dilma Rouseff

Não é segredo para ninguém que a qualidade da banda larga brasileira é lamentável. Pagamos por uma das piores e mais caras conexões à internet do mundo! Porém o Governo, através da nossa presidente Dilma Rouseff, anunciou que pretende tomar medidas para mudar esse cenário. No programa semanal “Café com a Presidenta”, a nossa autoridade maior do Executivo disse:

Muitos consumidores estavam reclamando da velocidade e da estabilidade das conexões. Reclamavam que pagavam e não recebiam pelo serviço pago. Em muitos casos, os consumidores recebiam apenas 10% da velocidade da internet que eles tinham contratado com as empresas prestadoras desse serviço.

De fato, fornecer 100% da velocidade contratada é uma tarefa praticamente impossível. Já que limitações técnicas e perdas de sinal são acontecimentos normais e até previstos nestas tecnologias. Porém, entre a impossibilidade de fornecer a integralidade da velocidade contratada e fornecer apenas 10% do combinado há uma diferença abissal! De fato, visando se isentar de qualqer culpa, na maioria dos contratos de internet banda larga, especialmente nas conexões móveis, a operadora só garante apenas 10% da velocidade total.

Presidente Dilma Rouseff
Presidente Dilma Rouseff promete mais fiscalização do Governo para melhorar a internet

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) o Brasil registra 78 milhões de conexões banda larga, sendo a grande maioria – 59 milhões – de conexões móveis. E isso me surpreendeu, particularmente. Eu sempre achei que o número de conexões fixas fosse maior. Mas independente disso, o número de conexões é bastante alto. E poderia ser maior, se os preços não fossem tão elevados e a qualidade baixa. Segundo um decreto publicado em outubro do ano passado, é dever da ANATEL definir critérios para avaliar e monitorar os serviços de internet. E eis que, quase um ano depois, estes critérios são definidos.

Já a partir do próximo mês, outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar uma velocidade mínima de conexão de 60% do que foi contratado. Velocidade mínima, é bom se frisar bem isso. Para realizarem a fiscalização, a ANATEL criou a EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade) que terá como missão medir a velocidade da internet pelo Brasil todo. E para fazerem isso, eles estão “recrutando” voluntários que aceitem ter a sua conexão monitorada. Para isso, eles receberão pequenos aparelhos que deverão ser conectados junto ao seu modem/roteador. Segundo a própria presidente, em apenas 1 semana de inscrição, mais de 32 mil pessoas se voluntariaram. Porém, apenas 12 mil serão sorteadas para ajudarem nas medições. Eu acho um número muito baixo, tendo em vista as dimensões continentais do Brasil. De qualquer forma, se você quiser ajudar, basta entrar nesta página e se cadastrar.

Além disso, até 2014 – ano da Copa – esta velocidade mínima que deve ser entregue pelas operadoras deve ser de 80%. A partir daí, já começa a ser um nível aceitável, embora pra mim, as operadoras têm a obrigação de entregar pelo menos 90% da velocidade contratada. Afinal de contas, nós não pagamos a nossa conta parcialmente. Em caso de descumprimento, fica a cargo da ANATEl estabelecer prazos para a resolução do problema, aplicar multas e, em medidas mais extremas, proibir a venda de novas conexões. Vamos esperar que tudo isso seja posto em prática e que a qualidade de nossa internet melhore. E você, o que acha de tudo isso, caro leitor?

Com informações: G1

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!