Há alguns meses dedicamos um tempo para falar da delicada situação da RIM – Research in Motion – fabricante do smartphone BlackBerry. Antes líder absoluta de mercado, hoje ela não figura nem entre os três principais fabricantes de smartphones. Se quiser ficar um pouco mais por dentro da situação da companhia, leia estes três posts abaixo:
- Rapidinha: A nada confortável situação da RIM
- A nada confortável situação da RIM – Parte 2
- RIM quer licenciar BlackBerry 10 para rivais
Passando por uma crise financeira severa, a empresa vê como última escapatória da falência o seu próximo smartphone o sistema operacional, o BlackBerry 10. Parada no tempo, mesmo quando os celulares com tela touchscreen estavam se popularizando vertiginosamente, a companhia insistiu no modelo com teclados físicos. Os executivos, que eram seu principal público-alvo, foram migrando paulatinamente para as outras plataformas. Assim, a RIM perdeu espaço até ser quase esquecida. Num evento realizado hoje, a empresa apresentou os recursos do que para ela representa o Messias. Vamos conhecer um pouquinho do novo BlackBerry 10!
Integrado, social e bonito
A frase acima é o novo lema da empresa para seu produto, segundo o vice-presidente Alec Saunders. A união dessas três características proporcionou o que eles chamaram de fluxo contínuo. Eu não vou perder tempo explicando essa característica, vou deixar que o próprio presidente explique:
Você não precisa lançar cada aplicação quando quiser fazer algo. Tudo estará ali, no fluxo. Ele precisa entregar tudo o que você precisa em um fluxo contínuo, além de prever o que você quer fazer e ser adaptável para as suas necessidades.
Em outras palavras, você não vai precisar intercalar entre os aplicativos abertos para poder usar o seu BlackBerry. Como o sistema está bem integrado, tudo ocorrerá com uma fluidez incrível. Há um painel que mostra os aplicativos em execução. Assim, basta tocar para ir direto ao aplicativo. É realmente bem rápido. Para exemplificar, a tarefa de colocar o smartphone em modo Sleep, ou seja, economia de energia e notificações desativadas, bastou deslizar o dedo para baixo, na tela de notificações. Ainda no modo Sleep, para configurar o despertador, basta um simples toque, semelhante a um relógio de pulso. Não se abre um menu para isso.
Um outro recurso que foi muito bem falado foi o BlackBerry Hub, que dá um caráter mais social ao sistema. Como o nome já entrega, ele é um hub que agrega suas contas de e-mail, mensagens do Facebook, SMSs, tweets e serve também como uma central de notificações dos aplicativos. Para acessá-lo basta desenhar um “L” de cabeça para baixo na tela. Quase tudo no BB 10 é feito apenas com gestos. Por falar nisso, muitos movimentos parecem com a navegação horizontal do Windows Phone. Ao arrastar o dedo para o lado, uma nova tela surge, mas sempre deixando a anterior à mostra. Na nova tela, opções relacionadas com o app em questão são mostradas. Por exemplo, se você está vendo seus e-mails e arrasta o dedo para o lado, opções de responder, encaminhar e outras aparecem.
Maior produtividade
Os BlackBerrys sempre foram sinônimos de produtividade. Por isso eles eram os preferidos dos executivos. No BB 10 não poderia ser diferente. Agora o famoso teclado QWERTY teve que se adaptar às telas de toque. Mas nem por isso ele deixou de ser confiável. O teclado virá com um sistema de previsão, tipo o modo T9 dos celulares de baixo custo. Na minha opinião, esse modo funciona maravilhosamente bem. O teclado trará sugestões para autocompletar a palavra e terá suporte a vários idiomas. No entanto, ele só usa um idioma por vez, sendo necessário trocá-lo se quiser que o recurso funcione em outros idiomas. Mas isso você pode fazer com um simples botão.
Outro recurso que visa aumentar a produtividade do usuário, são os perfis de uso. Há um perfil para trabalho e outro para uso pessoal. O menu é interativo, apresentando opções de acordo com o perfil selecionado. Por exemplo, se você está no mdo para trabalho, os aplicativos apresentados na BlackBerry App World serão apenas destinado ao uso profissional. Ou seja, você não achará Angry Birds por lá. Agora, se estiver no perfil pessoal, joguinhos e apps mais triviais já poderão aparecer. E por falar em aplicativos, a lojinha da RIM já conta com mais de 105 mil deles. A empresa está conversando com vários desenvolvedores para que assim que os primeiros aparelhos apareçam no mercado, já haja bons aplicativos disponíveis. Por exemplo, Facebook, Twitter, Foursquare e Linkedin já são certeza! Outros deverão aparecer com o tempo, como joguinhos.
Segurança e Robustez
Velhas características dos celulares da RIM também estarão presentes. Segundo o CEO, “segurança e privacidade ainda são pontos importantes para vários executivos“. Assim, de acordo com o presidente, os usuários podem ficar tranquilos que casos de roubo de dados ou brechas de segurança não acontecerão. Segurança será tratada como prioridade na empresa. Além disso, os novos aparelhos BlackBerry serão bem robustos, demonstrando uma capacidade computacional acima da média, o que proporcionará uma experiência de uso bem fluída e tranquila, tanto na multi-tarefa como na execução dos mais variados programas. O The Verge esteve no evento e conseguiu brincar com um protótipo. Como você pode ver no vídeo abaixo, o aparelho não possui nenhum botão físico. Tudo é feito através de gestos. Eu só me pergunto o que acontece se o software falhar. Mas dê uma olhada no vídeo:
E então, o que você achou do BlackBerry 10? Será ele capaz de salvar a RIM do limbo empresarial? Deixe aqui a sua opinião!