Dados mais recentes da Kantar Worldpanel sobre o mercado de smartphones mostram que as fortes vendas do iPhone 5 nas últimas 12 semanas impulsionaram o iOS de volta para o primeiro lugar nos EUA – quota de 48,1% contra 46,7% do Android. Mas no Brasil e em outras partes do mundo a situação é bem diferente.
A ascensão da Apple em território norte-americano não está sendo replicada na Europa, onde o Android ainda assume a liderança, respondendo por 73,9% das vendas na Alemanha e 81,7% na Espanha. Na grande China e no Brasil o sistema do robozinho verde vem se beneficiando do atraso no lançamento do iPhone 5, e nomes relevantes como Samsung Galaxy S3 atraem todos os olhares para as diversas opções de aparelhos com Android.
É importante ressaltar que os maiores compradores do iPhone 5 nos EUA (62%) são proprietários de versões anteriores do dispositivo da Apple que anseiam pela atualização, embora a Maçã também esteja se beneficiando das pessoas que mudaram de dispositivos Android (13%), as que deixaram algum moribundo dispositivo BlackBerry (6%) e um pequeno número de compradores do primeiro smartphone. É importante ter esses dados em mente porque no Brasil a fatia da Apple é muito pequena, assim, ela não pode se beneficiar da fidelidade do pequeno número de fãs.
Uma das principais mudanças físicas no iPhone 5 foi a inclusão de um maior tela de 4 polegadas e a capacidade 4G/LTE, mas o alto preço em terra verde e amarela deve continuar beneficiando os números do concorrente, que segundo os últimos dados (tabela acima), imperou entre o mês de agosto e outubro com 56,7% da participação no mercado brasileiro, seguido, curiosamente, do guerreiro Symbian. Quanto ao iOS? No mesmo período amargou uma quota de 0,4%, inferior até mesmo ao Bada (0,7). O iPhone 5 está chegando, você irá de iOS ou aumentará os números do Android? Eu já fiz minha escolha olhando para o céu.