Costuma-se dizer que quem procura encontra, por isso não é de estranhar que, por vezes, o pessoal dos fóruns XDA Developers encontrem recursos ocultos ao examinar determinados smartphones… e às vezes, até com uma surpresa desagradável, como uma nova vulnerabilidade (exploit) que afeta dispositivos com processador Exynos. Após colocar as mãos em um Galaxy S III, o usuário Alephzain descobriu uma nova maneira de obter acesso root ao smartphone carro chefe da coreana, já que o kernel da Samsung permite o acesso a toda a memória física tanto para leitura como escrita sem realizar flash com o Odin. Isto torna mais simples aplicar acesso root ao dispositivo, mas também representa um grande problema de segurança, uma vez que permite modificar o kernel inserindo códigos e que aplicativos maliciosos instalados a partir da Google Play Store também se aproveitem da memória RAM.
Embora esta não seja a primeira vulnerabilidade descoberta no universo Android, este tipo de ataque seria particularmente fácil. Felizmente o remédio parece ser igualmente simples, já que outro usuário dos fóruns XDA Developers, chamado RyanZA, criou um patch para alterar as permissões de escrita. A correção não é perfeita. Alguns usuários relatam que o patch altera o funcionamento da câmera, mas pelo menos sugere que a Samsung não deve ter muitos problemas para resolver esta bagunça.
Alephzain descobriu que, até agora, os modelos Galaxy S II, S III, Note II e Meizu MX estão vulneráveis, mas adverte que o exploit poderia, teoricamente, afetar qualquer dispositivo com um processador Exynos 4210 ou 4412. A Samsung ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas vários usuários já entraram em contato com a fabricante para relatar o problema e cobrar uma solução.