Notícias

Brasil tem a primeira estação fora da Rússia do sistema de localização concorrente do GPS

Brasil tem a primeira estação de referência do GLONASS fora da Rússia. Um acordo entre o Estado brasileiro e o Estado russo permitiu que a a Universidade de Brasília (UnB) sediasse a estação do sistema de referência para o Sistema de Correção Diferencial e monitoramento do Sistema de Navegação Global por Satélite russo.

GLONASS é o Sistema de Navegação Global por Satélite, desenvolvido em 1976 em plenos tempos de União Soviética, mas caiu em decadência com a queda do império comunista. No governo de Vladimir Putin o sistema ganhou impulso financeiro, tornando-se algo viável, alternativo ao GPS, comandado pelo Departamento de Defesa dos EUA, ao Galileo, da União Europeia e ao Compass, da República Popular da China.

glonass-unb

Com uma estação em solo brasileiro, o sistema ganhará precisão, por ganhar um novo ponto de calibragem. Hoje, o GLONASS tem uma margem de erro de 7 metros. Com novas estações de calibragem e referência espera-se que até 2020 o sistema de posicionamento consiga precisão de 1 metro. Espera-se que mais 30 estações sejam instaladas pelo mundo.

A alternativa russa ao GPS está sendo muito bem vista pelo mundo tecnológico. Apple, Samsung, Sony, Motorola, Nokia e outras já colocaram no mercado smartphones compatíveis com o sistema da Rússia. A vantagem é que trabalhando em conjunto com o GPS, pode-se ganhar mais precisão, por contar com mais satélites a disposição. Veja o vídeo da Qualcomm sobre o assunto:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gB9pXInwh3k&w=600&h=338]

Além disso, pode-se ganhar independência tecnológica. Não é incomum os EUA desativarem o sistema GPS em certas regiões, para permitir incursões militares. A consequência é que toda a região pode ficar com o sistema de localização comprometido, incluindo as funções civis. Com o GLONASS, ninguém ficaria refém do Departamento de Defesa estadunidense.

Com informações de AEB.

Tags: brasil, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!