O Google anunciou hoje que a primeira leva dos seus óculos futurísticos anti-privacidade, o Google Glass, terminou de ser produzida e deve começar a ser enviada em breve para os desenvolvedores e entusiastas que decidiram pagar o alto preço pedido a vários meses atrás em seu anúncio oficial. Este primeiro lote produzido conta com cerca de 2 mil unidades que estão sendo enviadas para seus (felizes) donos à medida que saem da linha de produção, para acelerar o processo de distribuição. O início da distribuição para o público geral (ainda que para um público bem seleto) marca o fim do desenvolvimento da primeira versão totalmente funcional do Google Glass, para que os desenvolvedores comecem seus trabalhos. Obviamente, o produto ainda está sujeito a várias alterações até chegar em sua forma definitiva.

Além disso, algumas especificações técnicas sobre as unidades foram divulgadas: Os óculos contam com 16GB de memória interna para armazenamento, parte disso ocupada pelo sistema operacional. A câmera tem apenas 5MP (convenhamos, é pouco para algo tão avançado) e é capaz de gravar vídeos em 720p. O som é transmitido diretamente para os ossos do crânio através de vibrações (!), permitindo ouvir sons sem fones e sem incomodar quem estiver do seu lado. Será que dá pra ouvir música?
Em termos de conectividade, a versão de desenvolvedor conta com WiFi b/g (cadê o padrão n, Google?) e Bluetooth. A bateria do aparelho deve durar um dia inteiro em uso moderado, e uma função de sincronia com o Smartphone (Android, é claro) já está disponível para download no Google Play.
Os desenvolvedores interessados já poderão começar a fazer seus testes no momento que o produto chegar em suas mãos. Porém, durante este período de desenvolvimento, o Google vetou qualquer possibilidade de lucro nos aplicativos, obrigando os desenvolvedores a lançarem apenas softwares gratuitos e sem anúncios, sendo que estes só poderão ser veiculados através do canal oficial de desenvolvimento. O Google mantém uma página com todas as diretrizes e recomendações para o desenvolvimento para o Glass, que deve ter seu lançamento oficial apenas no fim deste ano. Estamos aguardando ansiosos e, como de costume, confiando nos desenvolvedores.
Leia também: Google apresenta novas funcionalidades do Google Glass