Notícias

Google adiciona alertas Push ao Chrome

Quando estamos em nossos smartphones, alguns aplicativos mandam notificações para o usuário no exato instante em que o evento ocorre. Essas são as notificações push. E elas chegaram ao Chrome; pelo menos é o que blog do Chromium anunciou hoje, ajudando um pouco mais a trazer webapps para a semelhança com aplicativos legítimos.

O navegador ganhará suporte nativo a alertas push, através de um novo serviço, chamado de Google Cloud Messaging for Chrome (ou GCM). Ele serve para permitir que apps recebam notificações fora do Chrome e responde-las mais eficientemente.

Notificações como essa, de novas mensagens, chegarão instantaneamente no Chrome.
Notificações como essa, de novas mensagens, chegarão instantaneamente no Chrome.

Isso significa que servidores podem enviar uma “mensagem”, como um alerta ou notícia, que dispara uma ação no navegador. Para usar o serviço, os servidores dos aplicativos enviarão a mensagem para o servidor do GCM, que se comunica com o Chrome, que se comunica com a extensão ou aplicativo daquele desenvolvedor, que abre a notificação ou faz qualquer ação necessária.

Esquema de funcionamento do GCM.
Esquema de funcionamento do GCM.

Não se deixe enganar pelo processo descrito acima; tudo isso acontece em um período de tempo muito próximo do instantâneo. Mark Scott, gerente de produto do Google, confirma no blog do Chromium:

(…) Sua mensagem é então entregue próxima do tempo real no Chrome.

Para que o serviço funcione corretamente, é necessário estar logado com sua Conta do Google no Chrome. A conexão é necessária porque o serviço usa um canal que funciona apenas com usuários logados.

O serviço do GCM é bastante semelhante ao Google Cloud Messaging do Android, que assim como o do Chrome, é responsável pela entrega de notificações push no sistema operacional dos smartphones. Quem sabe esta novidade não esteja indicando uma possibilidade ainda maior do lançamento de um Google Now para o navegador? Desenvolvedores interessados em usar o GCM podem ter uma visão geral e também ver alguns exemplos de apps que usam o recurso.

Com informações: CNET

Tags: Google, Software

Você também vai gostar

Leia também!