Segundo a companhia Pingdom, que faz monitoramento de vários serviços da Web, dentre os quase 50 produtos do gigante Google, mais da metade está designado em fase BETA, incluindo o famoso Gmail, lançado em Abril de 2004, quando o Google ainda engatinhava para virar uma potência da internet.
“Todo mundo sabe que o Google é acostumado em rotular todos os seus produtos de fase BETA, então resolvi analisar e pegar alguns números reais e ver quais e quantos são os produtos ‘inacabados'”, comentou o analista Peter Alguacil da Pingdom.
Os números surpreendem: mais de 45% de todos os produtos do Google estão inacabados, ou pelo menos, em fase BETA. Alguns deles você pode até entender porque ainda não estão finalizados, como por exemplo o Knol, Google Alerts, Custom Search, e o novíssimo navegador Google Chrome. Porém, alguns como o Gmail, Orkut, Google Docs e Google Finance já deveriam estar prontos há décadas, considerado o tempo que já estão em serviço.

O Google retruca dizendo que há varias “medidas” que devem ser tomadas (e atingidas) para que um produto alcance seu estágio de desenvolvimento final e deixe de ser BETA. Além disso, o gigante da web considera o estágio BETA como uma fase contínua de melhorias e acréscimo de recursos aos seus usuários. Deixando de ser BETA, o Google considerado o produto como “morto”, por isso que é melhor (para ele) mantê-los atualizados continuamente do que ficar upando as novidades de tempos em tempos.
Com essa ideologia, quando o gigante da web realmente vai atingir seu nível máximo? Normalmente, programas em estágio BETA são considerados bugados, mal programados. Mas parece que o Google quer transformar essa concepção que se têm sobre produtos “inacabados”, só nos resta aproveitar o que o gigante da Internet (ainda) tem a oferecer.
Fonte: TheInquirer.net