Notícias

Coluna Guia do PC, 08/10/2008

Favoritos da Internet: Especial Dia das Crianças

Próximo domingo, 12 de outubro, é dia das crianças! É bastante difícil para mim apontar sites com conteúdo interessante para a garotada. Então contei com a ajuda dos meus filhos, Beatriz e Osiris, para escolher alguns sites. Dentre vários sites que eles acessam, eles selecionaram quatro: Disney, Jetix, Cartoon Network e Discovery Kids. Espero que vocês gostem! Um abraço!

Download da semana: KMPlayer

O KMPlayer é um super “tocador” de arquivos multimídia (áudio, vídeo, etc.) capaz de reproduzir vários tipos de formatos como VCD, DVD, AVI, MKV, OGM, 3GP, MPEG-1/2/4, WMV, RealMedia e QuickTime entre outros. Ele suporta o uso de legendas e já vem com os “codecs” de vários formatos de áudio e vídeo, ou seja, não é necessário procurar e instalar estes codecs. Aliás, esta é uma das grandes vantagens deste programa que é totalmente gratuito e pode ser configurado para o idioma português. Imperdível!

Artigo: Netbook: Moda passageira ou tendência de mercado?

Netbook, UMPC (Ultra Mobile PC), Subnotebook etc. Todos esses nomes se referem a uma nova classe de computadores que já é um sucesso de vendas. Mas será que os Netbooks são apenas uma moda ou apontam para uma nova tendência do mercado?

A primeira coisa a fazer é definir o que é um Netbook, denominação que vou utilizar neste artigo para me referir a esses computadores. Suas principais características são:

  • Tamanho: Maior que um Smartphone e menor que um notebook.
  • Peso: até 1500 gramas
  • Tela: até 11 polegadas de diagonal
  • Preço: até U$ 750,00 (nos EUA)

Em minha opinião, o preço é a característica mais importante. É bom lembrar que há muito tempo existem no mercado notebooks com as três primeiras características. Vide modelos como Sony Vaio etc. Mas eu não considero esses micros como Netbooks porque o preço deles é muito alto (sua faixa de preço se situa entre U$ 1500 e U$ 2000). Além disso, o preço é quem determina o hardware (processador, memória etc.) e, por sua vez, o hardware determina o sistema operacional.

Tenho certeza que o projeto dos primeiros Netbooks os Engenheiros devem ter recebido a seguinte tarefa: Construam um computador pequeno, leve, com boa duração de bateria e capaz de rodar Windows. A resposta foi o surgimento dos Netbooks que está causando uma reviravolta no mercado de portáteis.

Apesar de ser um produto bastante recente, o Netbook já tem duas gerações. A primeira geração de Netbooks foi equipada com processadores bastante simples, mas com consumo elétrico reduzido e preço baixo, tais como Intel Celeron e Via C7. A quantidade de RAM típica era de 512 MB. A tela não passava de 7 polegadas. De modo a conseguir leveza e robustez, esta geração introduziu duas coisas totalmente novas em termos de portáteis:

  • Disco Rígido SSD, ou seja, um HD feito de Memórias não voláteis. Inicialmente com modelos de apenas 2 GB.
  • Ausência de disco óptico, aliás, essa é uma característica que praticamente todos os Netbooks do mercado possuem.

Com espaço de armazenamento tão limitado, o sistema operacional Linux ganhou força entre os Netbooks.

Assim a primeira geração chegou ao mercado: com processador fraco, pouca memória, HD minúsculo e sem drive óptico… E virou sucesso de vendas!

É fácil entender porque. Porque o produto final era barato, pequeno, leve e a duração da bateria não decepcionava. Surgiu uma “comunidade” de usuários deste tipos de micros na Internet. Em fóruns de discussão encontramos dicas de como expandir RAM, acelerar processador, instalar HDs etc. E esses usuários pediram mais aos fabricantes dos Netbooks. Surge então a geração atual de Netbooks. A segunda geração é melhor em tudo: capacidade de processamento, quantidade de RAM, espaço de armazenamento, conectividade etc.

A Intel, percebendo o crescimento da área de Netbooks, lançou o Atom um processador muito pequeno de baixo consumo e com tecnologia HT (que funciona de forma semelhante ao processadores com dois núcleos). A VIA e a AMD também prometem lançamentos nesta área. A memória saltou de 512 MB para 1 GB ou até 2 GB, dependendo do modelo. Mas o avanço maior ficou na parte do armazenamento. Começaram a aparecer Netbooks com opção de discos rígidos (HDs) para notebooks ao invés de HDs SSD. Se por um lado o consumo elétrico e a robustez pioram, o espaço de armazenamento aumenta e o preço diminui.

Intel Atom
Intel Atom

Com a chegada da segunda geração o Linux vem perdendo espaço para o Windows XP. Na verdade, mesmo nos Netbooks de primeira geração o XP dominava. Mas agora, com mais poder de processamento, RAM e armazenamento praticamente não existe nada contra o uso do Windows XP em Netbooks.

Aliás, se o Netbook possuir mais de 1 GB de RAM e espaço de armazenamento de mais de 8 GB, também não há razão para não oferecê-lo com o Vista! Atualmente só o modelo da HP vem com Windows Vista (ele possui processador Via C7, 2GB de RAM e usa HD de notebook). Os novos modelos da Asus (e de outros fabricantes como MSI, Acer etc.) vem com processador Atom, memória e HD suficientes para rodar o Vista. Não entendo por que eles são oferecidos apenas com o Windows XP (e Linux , é claro). E não adianta dizer que o desempenho do Vista no Netbook é ruim, porque eu instalei o Vista em um Netbook de primeira geração (quem acompanha a revista já deve ter lido o artigo) e funcionou muito bem! A única explicação plausível é que o preço da licença do Vista é maior que a do XP e isso encarece o preço final, mas tenho minhas dúvidas… Será que existe algum outro motivo oculto? Mistério…

Só sei de uma coisa: os Netbooks chegaram para ficar e estão transformando o mercado! Viraram objeto de desejo. Devido ao seu preço baixo vendem muito e vão vender ainda mais. Outra coisa interessante é que os usuários de Netbooks perceberam que grande parte das tarefas do dia-a-dia podem ser executadas sem problemas em um Netbook. Pra que complicar se podemos simplificar?

Acho que o futuro do Netbooks é bastante promissor. Mas que tem notebook não deve se preocupar: ele vai entrar no lugar do Desktop, ou seja, vai ficar em casa! E o desktop? Esse, sinceramente, está com os dias contados. Só alguns usuários específicos sentirão necessidade de manter um desktop em casa, tais como “gamers”, “artistas gráficos”, etc. Só o tempo dirá se estou certo ou não…

Dúvidas dos leitores

Caro Abel,

Instalei uma nova impressora (c4280 – HP ) usando o próprio driver fornecido. Após instalação tudo funciona normal, porém, quando conecto ao computador aparece esta mensagem: “(soudmix.exe. sem disco > não há nenhum disco na unidade. Insira um disco na unidade\device\harddisk1\dr3)”. Esta mensagem só desliga ou desaparece quando desconecto a impressora. O que pode ser? Nando.

Prezado Nando,

Andei pesquisando na rede sobre a mensagem e parece que se trata de um vírus (SOUNDMIX.EXE). Então atualize ou troque seu antivírus para que o mesmo possa removê-lo. Depois, instale o driver de sua impressora, de preferência o mais recente disponível na página da HP. Um abraço.

Caro Abel,

Depois que eu mandei formatar o meu HD, alguns sites como, Receita Federal, CEF e outros, ficam carregando e não entram. Sites como o utorrent eu consigo baixar o programa, pelo Baixaki também. O Emule não entra. Já me disseram que poderia ser o Java. Já desinstalei e instalei o Java e nada. Uso Firefox versão 3.03. O que poderá ser? Abraços, Lauro Peres.

Prezado Lauro,

Pode ser também alguma configuração de segurança do PC. Verifique se o micro não está configurado para bloquear Java ou similares. Espero que a dica ajude. Um abraço.

Tags: Apple, Gadgets, Guia do PC, Hardware

Você também vai gostar

Leia também!