Notícias

Cuidado: Você pode ser atacado pela radiação do seu teclado!

Se você achava que estava protegido com uma pancada de softwares de segurança, como antivírus, antispyware, firewall, anti-isso e anti-aquilo ou com “consciência no clique”, prepare-se: estudantes suíços descobriram quatro formas de captar sinais eletromagnéticos do seu teclado.

Isso significa que, com uma antena de rádio, pode-se descobrir parcialmente ou completamente o que foi digitado pelo usuário, identificando-se a radiação eletromagnética emitida ao pressionar cada tecla do seu teclado. Vários tipos de teclados foram analisados: tanto os USB quanto os antigos PS/2 (conector que nem sequer aparece mais em algumas placas da ASUS) para desktop e alguns teclados acomplados a um notebook.

As quatro formas são eficientes para captar os sinais eletromagnéticos, mas uma delas conseguiu uma boa marca: 20 metros. Isso é praticamente a altura de um prédio residencial com sete andares.

Os pesquisadores também completaram, dizendo que os materiais utilizados para a experiência são relativamente baratos, e a tecnologia pode ser aperfeiçoada, já que eles evitaram a utilização de monitores LCD, por exemplo, que também emitem radiação, o que poderia resultar em uma “mistura de sinais”.

Fonte: G1.

Tags: Gadgets, Hardware, Segurança

Você também vai gostar

38 Comentários.

  • Temos que começar a usar computadores dentro duma caixa de arame, do tipo que se usa em galinheiro; blindagem eletromagnética barata =D

  • Se for assim todo tipo de eletrodoméstico emite radiação! ¬¬'

  • Ainda bem que eu limpo o histórico e os cookies todo dia :D

    auhuahahuahauhau

  • Para essas e outras existe o Teclado Virtual. =D

    • Há um modo de se descobrir onde vc clica, isso se dá através da radiação emitida pelo seu monitor em conjunto com a do mouse!!!

  • Xii, agora que eu me dei mal :P

  • Aqui a pouco eles irão captar as radiações eletromagnéticas da placa mãe, mouse etc.. acho que nesse nivel o pc deve ser totalmente inseguro. quem sabe no futuro seremos obrigado a por algum tipo de blindagem eletromagnética no pc..

    Melhor quem sabe ja não estamos sendo espionados pelo governo utilizando tecnologia similar a essa mais via satelite.

    • é só fazer como falei :-P coloca arame nas paredes dependendo do comprimento de onda e da freqüência q se queira bloquear, mesmo mecanismo do forno de microondas; é bem barato por sinal.

  • Quem vai ser o primeiro a inventa um keylogger dessa maneira? :]

  • Daqui à algum tempo vamos ter que abrir emails em cabines de chumbo…

  • Daqui a pouco eles vão captar radiaçao do meu Penis pow! Hoje em dia os Hackers tao evoluindo + rapido que a Segurança pow!

  • E o mouse? Será que tem radiação também? Pois é o componente no qual se movimenta mais no computador.

    []’s! :P

  • exagerei um pouco na parte que até as placas mae estao vulnerável n é bem assim, o gabinete tem função de blindagem eletromagnética tb. pq vcs acham que a carcaça do gabinete é engatado no terra e pq é feito de metal? mais agora se vc costuma usa o gabinete aberto, vc n tem essa proteção a mais.

  • Guilherme Navarro
    21/10/2008 21:34:58

    Eu uso gabinete bastante aberto o.o

  • o aterramento tb é importante nisso, se n me engano o pc sem aterramento a blindagem eletromagnética tb n funciona.

    • Não confunda aterramento elétrico com radiação emitida pelos corpos, são duas coisas distintas.

  • Além disso, você pode ser atacado diretamente de outra forma através do teclado: https://www.guiadopc.com.br/noticias-e-novidades/1140/seu-teclado-pode-ter-mais-bacterias-que-sua-privada.html :P

  • Bruno "noka" novaes
    22/10/2008 00:31:16

    Quando arrumarem um jeito de identificar as ondas cerebrais, lê-las e ainda por cima à distancia, ai sim a coisa vai pegar xDDDDDDDDDDD

  • Interessante essa nova tecnologia! Pode servir como facilitador para investigações e muitas outras coisas, já quanto à privacidade, essa se torna um mero detalhe, vista que atualmente somos vigiados praticamente o tempo todo na maioria dos lugares… Já espionagem, acho que no máximo feita por alguma instituição á serviço do governo, Abin, por exemplo, pois quando essa tecnologia for aprimorada o seu valor vai chegar as alturas, outro exemplo disso, são as aquelas maletas com equipamentos de escuta, R$ 500 mil, é muito caro! rs…

  • caraio.. HUAHUUAUAHHUAU, show!

    Daqui a pouco vão ter que criar uma espécie de Eletromagnetic Firewall™ hauioauouoaho

  • Radiação: é a emissão ou propagação de energia através da matéria ou do espaço.

    Que energia?

    Os fótons (menor unidade da luz) ou conjunto de fótons possuem energia E = hv

    E = Energia

    h = constante de Plank

    v = freqüência (vide comprimento de onda)

    A luz tem propriedades ondulatórias e horas como se comporta como partícula (propriedade onda partícula)

    A luz é composta por um campo magnético B e um campo elétrico E (a título de informação, o assunto é bem extenso e requer uma matemática que creio que aqui ninguém ainda a possua).

    Podemos descrever o comportamento (propagação) da luz em diversos meios, utilizando as equações de Maxwell na forma clássica ou forma genérica/simétrica a depender do meio em que a luz/radiação ira se propagar.

    Bom, sabemos que um pacote de luz (fótons) tem energia e que se propaga no espaço com velocidade c (velocidade da luz). OK

    O que acontece quando esta "luz" colide com qualquer objeto?

    A "luz" excita os átomos do material, ou seja, transfere energia para o ele,

    o elétron do átomo excitado ganha energia,

    sobe um nível atômico,

    a tendencia é que ele decaia (perde energia com o tempo)

    e ao decair ele emite um fóton (radiação)

    essa radiação terá o comprimento de onde referente ao material excitado.

    ——–

    Agora quanto ao texto publicado no guiadopc

    O assunto é tao velho quanto a descoberta da luz,

    tudo emite radiação “exceto um corpo negro*” (fotos e seus comprimentos de ondas),

    O que esta sendo feito é nada mais é do que identificar a radiação emitida pelas teclas de um teclado em determinadas condições. (o que eu acho uma bobagem, existem coisas muito mais importantes a se estudar… mas é isso ai… gostaria de poder me aprofundar mais no assunto, mas infelizmente nem todos aqui são engenheiros ou físicos… quem tiver interesse sobre o assunto é quiser conversar a respeito o meu é: [email protected]

    Apenas isso..

    • Só para lembrar, o assunto do texto é realmente sobre "a radiação emitida pelas teclas de um teclado em determinadas condições", tanto que no texto não há nada como "olha, cuidado, seu teclado emite radiação!!!!!!!!" ou algo parecido. ;)

      Se estudar isso é idiota ou não, bom… aí vai de cada um. :P Cada um utiliza o seu tempo como quer. :)

      • Não entendi quanto a choradeira:

        “ Só para lembrar, o assunto do texto é realmente sobre “a radiação emitida pelas teclas de um teclado em determinadas condições”, tanto que no texto não há nada como “olha, cuidado, seu teclado emite radiação!!!!!!!!” ou algo parecido.”

        Problema de interpretação seu ou meu?

        “ Se estudar isso é idiota ou não, bom… aí vai de cada um. :P Cada um utiliza o seu tempo como quer. “

        Não disse a palavra idiota, disse apenas que é bobagem, assim como estudar o comportamento homossexual de uma mosca africana bêbada (esta pesquisa existe).

        No mais, como eu percebi que ninguém aqui viu nada alem das aulinhas de física newtoniana, eu apenas resolvi dar um pouco de seriedade ao assunto, fui imparcial no que diz respeito ao conteúdo teórico e conclui com uma bobagem… Qual é o mal nisso japonês (faça jus a fama, quer dizer, não aquela ruim… to falando da boa)?

        • O comentário foi feito com base na afirmação: “O assunto é tao velho quanto a descoberta da luz, tudo emite radiação “exceto um corpo negro*” (fotos e seus comprimentos de ondas)”.

          Não sei se você leu (e entendeu) a notícia, mas enfim, é isso. ;)

  • muita besteira, meu Deus!! que perda de tempo um estudo desses, tudo emite radiação!!!

    Quanta M….

  • Qualquer coisa pode emitir radiação, mas com essa tecnologia… Nem antivírus resolve mais o problema das senhas! Espero que os Crackes não aproveitem…

    • Tiago, antivírus é software, radiação é físico, são duas coisas distintas… no caso o usuário teria que instalar uma gaiola de Faraday* ao seu redor…

      Ma convenhamos, existem técnicas tão simples e tao mais eficientes do que ter um tradutor de comprimento de onda portátil…. mas e dai? do que adianta saber quais teclas formam pressionadas? (por que é isso que ele ira detectar..grande coisa)

      Um canhão para matar moscas…. isso não é tecnologia, a tecnologia em si é captar radiação, mas isso é velho… apenas deram uma aplicação “nerd” para o fato.

      * http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaiola_de_Faraday

Os comentários estão desativados.

Leia também!