“A Jornada Responsável na Nova Economia da IA” é o tema central do FEBRABAN TECH 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que começou hoje no Transamérica Expo Center Norte, em São Paulo. Serão três dias de intensa troca de informações, atrações, networking, tecnologia e capacitação, com a participação de grandes nomes do setor financeiro nacional e internacional.
A abertura aconteceu nesta terça às 10h, seguida do painel “Presidentes dos bancos destacam avanço da IA e as práticas ESG como benefícios para a sociedade e os negócios”, com a presença do presidente da Febraban, Isaac Sidney. Foram debatidas as expectativas em relação ao avanço da Inteligência Artificial e como as práticas ESG impulsionam a resiliência e a competitividade econômica.
As 13h, Guga Stocco (Futurum Capital) participou do painel Inovação como vantagem competitiva. Nesta palestra, foi apresentado como a convergência de tecnologia e os modelos de negócios criam novas oportunidades e mudam mercados inteiros, com o foco em duas tecnologias, inteligência artificial e tokenização e seus impactos nos bancos.
A responsabilidade social no setor financeiro foi o tema central do workshop “A inclusão prática: o ecossistema financeiro inclusivo para pessoas com deficiência e para a comunidade negra”, no qual os fundadores do Parabank e do Banco Afro revelaram os motivos que os levaram à criação de suas instituições financeiras, os desafios e principais objetivos. O encontro contou com a participação de Camila Novaes (Visa), Diego Reis (Banco Afro), Eduardo Abreu (Visa), Gelson Jr (Parabank) e Gison Rodrigues (G10).
No mesmo horário, no Palco Inovação e Novos Negócios, Mirian Priosti, da Elo, e Willer Marcondes, da PwC, apresentaram o painel Desafios e oportunidades da parceria entre bancos e fintechs. Neste painel foi abordado como o setor financeiro tem sido impulsionado pela colaboração entre bancos e fintechs, resultando em inovações tecnológicas, maior eficiência operacional e, acima de tudo, promoção da inclusão financeira.
Autor de best sellers como Bank and Fintech on Plataform Economies e líder global de pesquisa em mercados bancários e financeiros no IBM Institute for Business Value, o pesquisador italiano Paolo Sironi subiu ao palco da Arena Fintech, às 13h30, no painel Bancos e fintechs em economias de plataforma. Sironi apresentou uma análise detalhada de como a teoria das plataformas está abrindo caminho nos mercados bancários e financeiros para transformar os modelos de negócios. O objetivo foi mostrar como mudar o foco da venda de resultados empresariais para venda de resultados para o cliente, na interseção com computação em nuvem, dados abertos e inteligência artificial.
A agenda do primeiro dia do FEBRABAN TECH 2024 também trouxe importantes discussões sobre o uso de assistentes de realidade artificial, Open Finance e a economia de dados. O painel “O surgimento das “Finanças Assistidas”: a inteligência artificial transformando a experiência financeira”, que aconteceu às 14h35, no Palco Arena Fintech, reuniu Nina Dragone (Meta), Soraya Lima Thorsjö (Microsoft Corporate), Bruno Diniz (Spiralem Innovation Consulting).
Na sequência, às 15h15, também no Palco Arena Fintech, Adriana Glück Camargo (WLF), Fabiane Vieira (Open Finance Brasil), Joice Almeida (Santander Brasil), Tiago Aguiar (TecBan), Bruno Diniz (Spiralem Innovation Consulting), participaram do painel “As conquistas e os próximos passos do Open Finance Brasileiro”.
No Palco Imersão, Marisa Reghini, vice-Presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil, comandou às 16h45 o painel “Mulheres na tecnologia: desafios e oportunidades na era da IA”, que abordará os desafios enfrentados pelas mulheres no setor de tecnologia ao longo dos anos e como elas podem contribuir para moldar o futuro da IA, a fim de que essa tecnologia seja desenvolvida de maneira imparcial e inclusiva.