Uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) revelou que 70% dos provedores de internet (ISPs) enfrentam dificuldades nas negociações com fornecedores. Com o objetivo de solucionar esse desafio, a Abrint lança a plataforma digital AbrintPlace, que visa facilitar a comercialização de produtos e serviços entre os 2 mil ISPs associados e cerca de 400 fornecedores parceiros.
Desenvolvida a partir de demandas expressas pelos associados, a AbrintPlace possibilita a negociação direta entre provedores e fornecedores em um ambiente seguro e automatizado. “Nosso objetivo é unir os provedores interessados em produtos e serviços em comum, gerando um maior volume de compras e possibilitando melhores condições comerciais. Não se trata de um leilão ou e-commerce tradicional, mas de uma plataforma que promove compras coletivas estratégicas, onde todos saem ganhando”, destaca Mauricélio Oliveira Júnior, presidente da Abrint.
A AbrintPlace é baseada em seis pilares:
-
Participação exclusiva: A plataforma é exclusiva para associados da Abrint, tanto provedores quanto fornecedores parceiros. Empresas não associadas não podem participar.
-
Processo automatizado: A Abrint inicia o processo identificando demandas comuns entre os provedores cadastrados. A partir dessas demandas, fornecedores fazem suas ofertas sem conhecer os concorrentes ou os valores praticados por eles.
-
Transparência e sigilo: Durante todo o processo, as informações são mantidas em sigilo. Provedores não sabem quais fornecedores estão ofertando, e fornecedores não conhecem os provedores até o final da negociação.
-
Dois momentos de oferta: Os fornecedores têm duas oportunidades para informar seus preços unitários. A primeira é baseada no valor de tabela do fornecedor, esta será a base do provedor para sua tomada de decisão se irá participar ou não do processo; a segunda ocorre após a formação de uma demanda consolidada, permitindo ajustes nos preços informados anteriormente, com base no volume total.
-
Benefícios para provedores: Acesso a preços atrativos, possibilidade de ajustar demandas conforme os valores ofertados e economia de tempo ao centralizar negociações em um único ambiente.
-
Benefícios para fornecedores: Vendas assertivas com base em demandas reais, maior alcance entre os provedores e redução de custos operacionais nas negociações.
A AbrintPlace possui regras de segurança para evitar falsas adesões e garantir a seriedade das negociações. Os provedores devem honrar as demandas informadas, e desistências injustificadas podem resultar em penalidades ou exclusão da plataforma. Os fornecedores, por sua vez, devem cumprir os preços e condições ofertadas – caso contrário, também estão sujeitos a penalidades. Todo processo é realizado com total transparência, e sem interferência da Abrint nas negociações. “A Abrint não participa das transações financeiras nem obtém comissões. Nossa função é manter a plataforma e facilitar o relacionamento comercial entre provedores e fornecedores”, enfatiza Mauricélio.
Antes do lançamento oficial, a Abrint realizou um piloto com alguns provedores e fornecedores para testar a funcionalidade da plataforma. “A plataforma mostrou-se bastante intuitiva e simples de usar, permitindo aos pequenos provedores negociarem como gigantes, unindo demandas para conseguir preços diferenciados. É uma oportunidade para todos economizarem e obterem produtos de qualidade”, explica Renato Machado, conselheiro da Abrint.
Para participar da plataforma, é necessário fazer um cadastro no link da AbrintPlace. Com o cadastro realizado, a plataforma iniciará as primeiras rodadas de negociação, atendendo às demandas identificadas entre os associados.