GamesNotícias

GTA IV e sua muralha anti-pirataria

Que todo mundo sabe que o PC é o principal alvo dos piratas, sabe. Quantas empresas e grandes companhias perdem milhões e até bilhões por causa da distribuição ilegal de seus produtos ao redor do mundo? Não estamos falando só de jogos, mas sim das indústrias como um todo. É justamente por causa desses rombos enormes que, infelizmente e inegavelmente, o PC vai aos poucos perdendo lugar frente aos consoles que possuem um sistema anti-pirataria bem mais sólido: jogos que antes eram exclusivos para PC, acabam deixando a plataforma e migrando aos consoles, que não possuem um índice de pirataria tão elevado e não prejudicam os lucros de seus desenvolvedores.

Com o anúncio do sucesso da Rockstar Games, Grand Theft Auto IV, que sai amanhã (!) para PC, já dá até pra imaginar a gigantesca pirataria que a maior produção da indústria do entretenimento será acometida. Porém, parece que a Rockstar Games resolveu construir uma muralha contra a pirataria e não quer deixar espaço para aqueles que procuram jogar o game com cópias falsificadas. O nome dessa fortaleza? SecuROM integrado a uma ativação por DRM (Digital Rights Management).

Para tentar barrar os piratas, a Rockstar divulgou em uma entrevista ao site IGN.com alguns detalhes sobre as defesas anti-piratas que o seu novo título trará ao PC, juntamente com a ferramenta SecuROM, já utilizada em BioShock, Fallout 3, Crysis: Warhead e Mass Effect.

  • A ativação da sua cópia original (ou não) terá que ser feita obrigatóriamente pela Internet, sendo 1 cópia por máquina e sem limite de ativações.
  • Só será possível jogar com o disco original rodando e a ferramenta SecuROM aberta ou, no caso das distribuições online (como o Steam ou Direct 2 Drive), seguindo o padrão do sistema.
  • Na campanha singleplayer, além do SecuROM ligado, o jogador deve estar logado em uma conta da “Games for Windows Live” para salvar o jogo, sendo 1 conta gratuita para GTA IV e o disco original rodando.
  • Na jogatina multiplayer, além dos mesmos requisitos do singleplayer, o jogador deve ter uma conta autenticada no Rockstar Social Club.
  • Quem não tem acesso a internet, infelizmente, a Rockstar não especificou nenhuma forma alternativa de ativação.
  • Como dissemos, não há limite de ativações por cópia original. Isso quer dizer que você pode instalar quantas vezes quiser, desde que ela seja devidamente ativada pela internet e que as versões anteriores sejam deletadas.
  • Qualquer grande modificação no computador, como a troca da placa de vídeo ou processador, será necessário uma outra ativação para garantir que o conjunto ainda é o mesmo. Lembre-se: uma cópia por máquina.
  • Para quem ainda duvida da eficacácia deste sistema, a Rockstar avisa: aqueles que jogam GTA IV ilegalmente – ou seja, com uma cópia pirata – precisam saber que o jogo não será 100% funcional.

Levando em conta que “muralhas” parecidas já foram utilizadas em outros jogos e foram derrubadas igualmente, quem sabe a proteção da Rockstar não seja o suficiente para salvar a versão de PC de GTA IV dos piratas. De qualquer maneira, é sempre bom lembrar que o melhor de tudo é mesmo a compra de uma cópia original, para garantir uma diversão legalizada e prestigiar o enorme trabalho por parte da Rockstar Games.

Apertem os cintos, chamem os amigos, pois Grand Theft Auto IV está chegando ao PC!

Tags: Hardware, Jogos, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!