Notícias

NVIDIA Hybrid SLI com os dias contados?

Ao que tudo indica, sim. O Fudzilla publicou uma notícia interessante sobre os novos rumos desta tecnologia. De acordo com o site, algumas fontes que tiveram a oportunidade de testar os novos lançamentos da empresa, as VGAs GeForce GTX 285 e GTX 295, informaram que o Hybrid SLI não é suportado em mais nenhum tipo de conjunto híbrido.

Hybrid SLI

Para quem esteve por fora do mercado de placas de vídeo, um pequeno flashback. Durante a CES 2008, a NVIDIA lançou no mercado uma nova tecnologia que prometia muito no segmento de Desktops. O já famoso SLI, prática que consiste em ligar duas placas da companhia juntas para aumentar a performance em jogos e aplicativos, ganhou uma nova função. Agora, placas mãe com vídeo integrado da NVIDIA – GeForce 8100, 8200 e 8300 – poderiam funcionar em conjunto com placas dedicadas. A intenção era de prover aos PCs a capacidade de aumentar o poder gráfico somente quando necessário, e economizar energia quando não houver a necessidade de usar uma VGA poderosa.

Hybrid SLI em funcionamento
Hybrid SLI em funcionamento

Aparentemente, o que era uma boa ideia não vingou. Um grande inconveniente torna impraticável a adoção da tecnologia. Basicamente, o monitor principal deveria estar conectado na placa mãe para que pudesse funcionar quando a VGA dedicada fosse desligada. O problema é que a saída onboard só tem uma conexão DVI, que ainda por cima é Single Link, ou seja, suporta resoluções de no máximo 1920×1200.  Além disso, o sistema é incompatível com multi-monitor.

Para usufruir dos recursos Hybrid, o usuário deveria estar rodando o Windows Vista e ter uma placa mãe com chipset NVIDIA, das séries n720, n730, n750 ou n780 e, segundo o site oficial, as placas de vídeo compatíveis são a Geforce 9800GTX e 9800GX2.

O site especula que a NVIDIA estaria desistindo do Hybrid, tendo em vista que a empresa não tem planos divulgados para uma nova família de produtos gráficos. Mas, salienta que ainda pode haver algumas esperanças para o segmento OEM, em que o chipset onboard 8200 tem feito bastante sucesso.

Fonte: Fudzilla

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!