Plantão: Um bug inusitado no Google acabou de ocorrer agora há pouco (e ainda ocorre, no momento da redação desta notícia), provavelmente por uma pane geral no filtro de phishing do buscador. Os usuários que pesquisarem por qualquer termo no Google de qualquer país receberam os resultados normalmente, com a diferença de que todos os resultados poderiam “danificar seu computador”. Ao clicar no link para ir ao resultado, o usuário recebia uma mensagem de segurança ao invés de ir à página solicitada. Como consequência, os servidores responsáveis por exibir as páginas de ajuda do Google caíram.
A notícia se espalhou rapidamente, principalmente em redes sociais, como o serviço de microblogging Twitter. E eu, como usuário do serviço, claro, ajudei a disseminar a falha. O mais engraçado de tudo é que o próprio buscador dizia que ele mesmo era “perigoso”.

A falha foi corrigida agora há pouco. Como o bug é recente, aparentemente a empresa ainda não se pronunciou sobre a falha. Esta notícia será atualizada quando novas informações aparecerem.
Atualizações
16:31 – Marissa Mayer, vice-presidente de produtos de busca e experiência de usuário, anunciou através do Official Google Blog que a falha foi causada por um erro humano. O filtro anti-phishing do Google, que é mantido em conjunto com o StopBadware.org, por motivos desconhecidos, considerou a URL “/” como maliciosa. Isso fez com que o Google considerasse todos os sites como maliciosos. O problema começou a ocorrer entre 12:27 e 12:40 e foi completamente resolvido entre 13:10 e 13:25, quando a equipe do Google reverteu as alterações no arquivo.