Lembra da Campus Party? E do Desafio Maddog 2009? Pois é, depois de tanto tempo, finalmente lhes trago os vencedores, com exceção do terceiro colocado, que não pude encontrar. Aliás, foi difícil achar até mesmo o primeiro lugar. Já o segundo foi sossegado, e graças a ele consegui assistir ao trabalho do campeão – obrigado!
Para quem se esqueceu do que se trata este desafio, durante a Campus Party 2009, Jon Maddog Hall, o bom velhinho do mundo open source – existe o mau, acredite – propôs a criação de um vídeo sobre o tema Por Quê Linux? Este trabalho deveria ser criado usando somente ferramentas de código aberto, como o Kino, Gimp, Inkscape, entre outros. Os resultados, logo abaixo:
Segundo colocado, Why Linux? Criado por Fabrício Ceolin:
Primeiro lugar, Compartilhar para Multiplicar, por Guilherme Guerra:
Gostaria de tecer alguns comentários. Se formos analisar a qualidade das produções, temos que levar em conta alguns detalhes essenciais. Os vídeos deveriam ter um minuto e os autores tinham dois dias para criá-lo. Tudo. Desde a idéia, até filmagem, edição e pós-produção. Isto em um ambiente barulhento como o da Campus Party. Além disso, só poderiam ser usados softwares livres e, muito embora estas ferramentas possam ser consideradas excelentes, sabemos que o desenvolvimento ainda carece de bastante incentivo, logo, não contam com diversas funcionalidades de alguns softwares proprietários bem conceituados, o que pode dificultar bastante a produção de qualquer projeto, caso o criador não tenha tanta prática com ele. Ainda assim, ambos ficaram ótimos, em minha sincera opinião.
O segundo colocado retrata um dos argumentos mais utilizados pelos adeptos do software livre, a possibilidade de alterar o código de determinado programa para corrigir problemas e conseguir fazer o treco funcionar como deveria. E faz isto com bastante humor.
Já o vencedor, ao invés de um filme, resolveu criar uma animação, bastante rústica, desenhada quadro a quadro no Inkscape A história simboliza a filosofia open source, em distribuir o sistema gratuitamente, para quantas pessoas quiserem. O mais legal disso é que o pano de fundo foi justamente uma história real.
Há pouco tempo, uma professora de um colégio em Austin, Texas – EUA, acusou um dos alunos de fomentar a pirataria por estar distribuindo aos colegas mídias com o sistema operacional Linux. A desinformada, não obstante em proibir a criança de distribuir cópias do sistema, confiscou todos os CDs, disse que não existia sistema operacional gratuito, e ainda escreveu para o pai do aluno afirmando, pasmem, que se o problema era o custo, eles poderiam entrar em contato com a Microsoft explicando a situação, e a empresa certamente encontraria uma solução para vender um sistema mais antigo por um precinho camarada. Sério!
Como vocês podem perceber, o desenho não foi finalizado. O autor, inclusive, pede ajuda da comunidade para poder terminar. Se quiser contribuir, eu sinceramente não sei como entrar em contato com o criador, infelizmente. Se tiver muita vontade, entre nesta página, mande uma mensagem para o autor do segundo colocado e tente descobrir como.
Para finalizar, uma mensagem de Jon Maddog Hall e Dennis Jensen sobre pirataria e open source. Divirtam-se. Vídeo em inglês.