Análises

AIDA64: Um poderoso software para diagnóstico de hardware

Existem alguns softwares que, pela sua eficiência, acabam se tornando referências em suas áreas de atuação e, consequentemente, bastante conhecido por todos. Um desses programas atendia pelo nome de Everest, que de tão popular, era conhecido e usado por qualquer “tecnicuzim” ou até usuários comuns mesmo.

Sua tarefa era a de realizar o diagnóstico de hardware de seu computador, ou seja, listar todos os componentes que integram sua máquina, denunciando inclusive especificações técnicas. Pois bem, há algum tempo a Lavalys foi comprada pela FinalWire e seu programa substituído pelo AIDA64. Nossa missão hoje é analisar o programa e ver se ele realmente cumpre o que promete ou mesmo se tornou melhor que o antigo. Vamos lá.

Instalador

O programa possui duas versões: Business Edition e Extreme Edition. Para a confecção deste post resolvi baixar a última, ressaltando que ambas as versões são pagas, disponíveis gratuitamente apenas em versão trial, ou seja, para testes, dentro de um período de 30 dias. Além disso, temos a opção de escolher se queremos baixar um arquivo .zip ou .exe. Aí vai do gosto de cada um. O instalador é pequeno, pesando apenas 12,3 MB em sua versão mais gorda.

O processo de instalação não poderia se dar de forma mais trivial. É o típico processo Next/Next/Finish. O instalador, bem como o programa, estão em Português de Portugal, o que facilita para usuários menos experientes. Agora que ele já está instalado, vamos afalar sobre a interface.

Interface

A interface do programa não poderia ser mais intuitiva e direta. Acima, temos as tradicionais barra de menus e ferramentas, e embaixo a barra de status. No centro da janela, na coluna da esquerda, em forma de árvore, vemos as partes do computador que serão analisadas, divididas em vários tópicos. Por exemplo: Computador, Placa-mãe, Sistema Operacional, Rede e muitos outros.

Interface Inicial do programa

À direita, quando não há nada selecionado, ela exibe os mesmo tópicos da coluna da esquerda. No entanto, quando escolhemos algum dos itens disponíveis, ela passa a mostrar as informações referentes a ele, que por sinal, são bem ricas.

Eficiência

Quanto a sua função principal, que é analisar o hardware, será que ele realmente cumpre com eficiência o que promete? Olha, devo dizer que as informações entregues pelo AIDA64 são bem ricas e variadas, em todos os campos. O programa diz as especificações técnicas de cada peça de hardware instalada em seu micro, tais como clock, quantidade de memória cache, frequência da RAM, BUS da placa-mãe e até mesmo o tamanho, em centímetros, dos componentes, além de muitas outras!

Para quem trabalha com suporte técnico, seja em alguma empresa ou mesmo por conta própria, como este humilde escriba, julgo que é um software para se ter sempre no pendrive, no caso de alguma precisão. Assim, em situações como de se fazer necessária a substituição de alguma peça, o AIDA64 tira as dúvidas a respeito de frequência, barramentos, etc… já que muitas placas-mãe apresentam limitações deste tipo.

AIDA64 - Rico em informações

Um ponto negativo que eu encontrei no AIDA64, pelo menos em sua versão trial, é o ocultamento de algumas informações importantes. Quando se tenta olhar, por exemplo, a velocidade do clock do processador, nos deparamos com um enorme TRIAL VERSION, ao invés da informação requerida. Na minha opinião, eles poderiam liberar o programa completamente e ao fim dos 30 dias, bloquear as funções.

Recursos Extras

Além de oferecer todo o diagnóstico de hardware da sua máquina, o AIDA64 ainda dispõe de algumas ferramentas interessantes, como o Teste de Estabilidade e o Relatório. Com Teste de Estabilidade, você pode elevar ao máximo o cosmo nível de stress do processador, memória e placa-mãe. Com isso, eles trabalharão em suas capacidades máximas e você poderá ver se isso ocasionará travamentos ou lentidão. Além disso, você pode acompanhar a temperatura dos seus componentes, para ver se o problema não é superaquecimento e assim, agir de forma preventiva para evitar qualquer dano maior à máquina.

Teste de estabilidade

O recurso de Relatório é especialmente interessante para caso se queira dar algum tipo de suporte à distância. Você pode pedir ao seu amigo para instalar o AIDA64 e então lhe enviar o relatório. Ele é oferecido tanto em .txt quanto em .html. Escolha o formato que preferir, as áreas de escaneamento, e assim espere o relatório ser gerado para você. Com ele, você pode analisar toda a máquina do indivíduo sem nem ao menos pegar numa chave philips para abrir o gabinete.

Relatório - Bem útil para suporte remoto

Conclusão

O AIDA64, antigo Everest, se mostrou tão eficiente quanto este. Oferece uma vasta gama de informações, dos mais diversos tipos, que permite uma análise profunda de sua máquina. Além disso, os recursos de teste de estabilidade e do relatório são os diferenciais deste programa.

Infelizmente, na versão trial algumas informações não são disponibilizadas e se faz necessário a aquisição de uma licença. A mais barata, que no caso é a Extrem Edition, custa $39,95. Sim, bem salgada. O programa em si é ótimo, no entanto o preço afasta os consumidores comuns, que podem contar com ferramentas semelhantes, porém gratuitas. E você, caro leitor, o que achou deste programa? Deixe sua opinião nos comentários.

Download | AIDA64

Tags: Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!