Notícias

Microsoft quer limitar ULPCs que podem usar Windows XP

Depois de estender o tempo de vida do Windows XP Home Edition para ULPCs (ultra low-cost personal computers), agora a Microsoft quer limitar a configuração desses que podem usar o sistema operacional. Tudo isso para oferecer uma alternativa da empresa ao Linux, que vem se destacando nos ULPCs, e ao mesmo tempo forçar incentivar os outros usuários a usar o Windows Vista.

Com a notícia, ficará assim: Apenas Windows XP Home Edition OEM estará disponível para ULPCs, sendo que estes devem atender os seguintes requisitos: Tela de no máximo 10,2 polegadas que não seja touch screen, discos rígidos de 80 GB, memória RAM de 1 GB e processador single-core (núcleo único) de 1GHz. Ou seja, PCs ultraportáteis que tem hardware super limitado, como o ASUS Eee PC e o brasileiro Mobo. Ficando, assim, cada vez mais difícil conseguir uma licença do Windows XP a partir de 30 de junho de 2008, a data marcada para as outras versões do Windows XP deixarem de ser comercializadas.

Porém, a notícia também tem um lado bom: A Microsoft pretende comercializar o XP Home a US$26 em países emergentes e US$32 nos desenvolvidos.

Agora o consumidor tem a opção de escolher o Windows XP, ao invés do Linux apenas, já que esses PCs não tem configuração para o Windows Vista. Claro que quem não vai gostar nada disso são os linux-users, que certamente perderão muitos usuários.

Fonte: ComputerWorld.

Tags: Linux, Microsoft, Windows Vista, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!