5 projetos de blockchain interessantes para iniciantes

Descubra quais são os melhores projetos de blockchain para você inciar seu uso e se tornar um especialista na tecnologia!

A tecnologia em blockchain veio para melhorar ainda mais a dinâmica de proteção de dados que existe no meio online.

Sendo ideal para plataformas de mensagens, redes sociais, transações bancárias e até mesmo para a proteção de assinaturas recorrentes em serviços de streaming e crowdfunding, o blockchain vem mudando cada vez nosso relacionamento com a segurança de informações.

Veja qual é a sua importância e como você pode começar seu próprio projeto em blockchain mesmo sendo iniciante em tecnologia da informação!

Qual é a importância de um projeto em blockchain?

Lidar com a internet exige proteção e confiança em quem está utilizando os aplicativos e realizando transferências financeiras ou até mesmo o compartilhamento de documentos importantes.

Com essa dinâmica online cada vez mais presente em nosso dia a dia, a segurança de dados precisa ser a prioridade, e por isso o blockchain é tão interessante.

Em um artigo elaborado para Regus, o articulista parafraseia a opinião de Don e Alex Tapscott, em seu livro “Blockchain Revolution”, do qual defendem a tecnologia como um grande nivelador econômico.

Ao elaborar um projeto em blockchain, você adiciona uma grande camada de proteção às informações contidas ali, principalmente pela possibilidade de realizar a rastreabilidade dos dados que estão inseridos.

Ou seja, a tecnologia de caráter descentralizado acaba gerando grandes benefícios para as empresas, independente do seu porte. Com a garantia extra na proteção de dados, as organizações passam a garantir uma maior confiabilidade dos clientes, obtendo sucesso financeiro.

Como criar um projeto de blockchain por conta própria?

É possível criar um blockchain utilizando diferentes ferramentas que estão disponiveis no mercado de criptos. Entretanto, é importante saber a diferença entre os criptoativos que serão salvos, uma vez que para cada finalidade a dinâmica pode ser diferente.

Algumas delas permitem uma maior flexibilidade e possibilidade de otimização, o que pode ser muito bom para iniciantes que desejam criar seu próprio projeto e dinamizar seu espaço de trabalho ou de convivência social.

Fóruns especializados em blockchain e outras tecnologias também promovem conteúdo que auxilia no estudo de novos profissionais para que eles possam criar seu próprio projeto.

O Coinslotty é um exemplo de sucesso da utilização do blockchain para espaços de convívio social online.

5 projetos de blockchain para iniciantes

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de elaborar projetos em blockchain, veja cinco projetos de blockchain que são simples de serem implementados mesmo por iniciantes!

1.    Rede social descentralizada

Atualmente, as redes sociais são os canais por onde o marketing das empresas e os principais formadores de opinião passam e geram grande visibilidade.

Por isso, manter uma rede mais descentralizada pode auxiliar as pessoas a interagirem melhor com o conteúdo sem descuidar da segurança e muito menos dos engajamentos que podem ser gerados.

Outro ponto positivo de utilizar a tecnologia blockchain para rede social, é que você pode filtrar melhor discursos de ódio e eliminá-los em tempo hábil antes que causem danos mais profundos.

O uso da tecnologia também pode auxiliar em redes como Whatsapp Business, que geralmente recebe mensagem de desconhecidos com frequência.

Para criar uma rede social em blockchain, primeiramente você deve escolher uma plataforma de blockchain e aprender sua linguagem de programação.

2.    Plataforma de crowdfunding

As transações financeiras sempre são ações que requerem grande atenção de quem as faz para evitar golpes.

Com a popularização dos sites de financiamento coletivo, é importante manter a transparência das doações até seu destino final e estar sempre pendente da prestação de contas com os apoiadores.

Ao criar um sistema de segurança em blockchain, essas informações podem estar mais visíveis para os apoiadores, que podem acompanhar todo o caminho da transação, independente de ser uma doação única ou mensal.

3.    Sistema de votação em blockchain

Nos últimos anos, a confiança na urna eletrônica caiu bastante em diversos países no mundo, o que impacta na percepção da população sobre a necessidade do voto que aspira por mudanças concretas no país.

Com a tecnologia blockchain, a população pode acompanhar a verificação dos votos com muito mais transparência e entender melhor o processo de contagem dos votos da urna eletrônica.

Como a urna eletrônica não é conectada na internet, o blockchain pode criar um sistema próprio na nuvem, o que faz com que as informações não consigam se perder facilmente caso haja a necessidade de verificação.

4.    Carteira digital para criptomoedas

As carteiras digitais se tornaram uma grande febre entre os usuários que buscam processos mais automatizados para realizar pagamentos e transferências financeiras, e com as criptomoedas não é diferente.

Com a tecnologia em blockchain, é possível acompanhar toda a transação desde o momento do envio do dinheiro para a carteira digital até o seu destino final.

Parte desta segurança se deve ao fato que toda a transação realizada dentro do sistema gera um código que pode ser acessado somente pela pessoa responsável pela transação, garantindo total privacidade e segurança da transferência.

Mesmo com bons exemplos consistentes que já utilizam o blockchain, sempre há espaço para um novo sistema inovador e agregador, o que pode dar amplitude e experiência profissional para os seus entendimentos em blockchain.

5.    Sistema para identificar produtos falsos

A falsificação de produtos de grandes marcas já é algo bastante usual. No entanto, com a internet sendo utilizada para compra e venda de produtos, já vem ficando difícil de identificar se você está sendo enganado ou não.

Sendo assim, um dos projetos em blockchain mais fáceis de serem implementados por iniciantes é um aplicativo que permite a identificação dos produtos através de um barcode em 2D.

Para utilizar é bem simples: basta scanear o barcode 2D diretamente da câmera do seu smartphone e o resultado deve aparecer em poucos minutos na sua tela.

Utilizando poucos recursos de rede e também de programação, você consegue criar ou melhorar um aplicativo de identificação apenas com o básico da linguagem de programação e entendimento de blockchain.

Conclusão

Como podemos perceber, o blockchain já deixou de ser uma tendência e se tornou uma tecnologia bastante buscada pelas empresas que buscam se otimizar e oferecer grande transparência das suas contas.

Aproveite nossas dicas de projetos em blockchain e comece hoje mesmo a criar um sistema que possa auxiliar o dia a dia das pessoas.

Tags: Blockchain, Dicas para Iniciantes, projetos, tecnologias

Você também vai gostar

Leia também!