Análises

Testamos o HD externo de 1 TB da Seagate, o Wireless Plus

hd-seagate-wireless-plus

Na coluna Review da Semana de hoje no Novo Guia do PC sairemos um pouco da nossa rotina e não publicaremos a análise de um software ou sistema operacional, como é de costume. Ao invés disso preparamos para você, caro leitor, um review detalhado do HD externo Seagate Wireless Plus de 1 TB. A Seagate, que agora é nossa parceira, gentilmente nos cedeu um exemplar de seu produto para que a equipe do Guia do PC pudesse testar e, assim, publicar uma opinião a respeito dele. Mas antes de começarmos com as nossas considerações, vamos falar um pouquinho sobre este HD externo.

Caso você queira aprender um pouquinho mais sobre o funcionamento dos discos rígidos, pode ler nosso artigo Série Hardware para Iniciantes Parte 7: Armazenamento; que faz parte de nosso eBook Hardware para Iniciantes.

Seagate Wireless Plus oferece uma solução diferenciada se comparado com os demais HDs externos que encontramos comumente no mercado. Produtos deste tipo geralmente precisam serem conectados através de uma porta USB para poderem receber e transmitir arquivos. O modelo que testamos dispensa o uso de fios e cabos e transmite os mais variados formatos de arquivos através de uma rede sem fio que ele mesmo cria. Sim, com isso não há a mínima necessidade de se estar conectado à internet. Além de declarar independência dos cabos de dados e da internet, o disco rígido em questão possui ainda uma bateria com duração média de 10 horas, para que você possa transmitir vídeos, músicas e fotos sem conectá-lo a absolutamente nenhum tipo de cabo. Outro diferencial do Seagate Wireless Plus é a sua profunda integração com dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Ele possui aplicativos para os principais sistemas móveis da atualidade – iOS e Android – e ainda pode se integrar a Smart TVs e Blu-Ray Players. Bom, após essa breve apresentação, vamos destrinchar todos os recursos que este brinquedinho têm a nos oferecer.

Embalagem e conteúdo da caixa

A embalagem do Seagate Wireless Plus é simples e sóbria. Com predominância do branco ela dá bastante destaque ao produto. Na frente, vemos o nome “Wireless Plus” com imagens ilustrativas do HD e seu principal recurso: transmitir dados sem fio. Todas as informações sobre o produto e suas funções estão em inglês. Isso pode ser um problema para quem não entende nada do idioma. Mas para quem tem uma mínima noção dessa língua as informações são apresentadas de maneira simples e clara. Ainda na embalagem o pretenso cliente encontra informações tais como aparelhos e sistemas operacionais compatíveis com o Seagate Wireless Plus, alguns recursos principais, autonomia da bateria e alguns dados técnicos. Veja imagens da embalagem do produto na galeria abaixo:

Ao abrirmos a embalagem nos deparamos com uma caixa preta contendo uma pequena alça para ser puxada. Ela está bem justa à embalagem externa, o que oferece um pouco de dificuldade para retirar esta segunda caixa. Mas isso por um lado é bom, já que mostra que o seu produto está bem seguro. Abrindo esta caixa preta encontramos o seguinte: 1 HD externo Seagate Wireless Plus; 1 pequeno manual de início rápido; 1 adaptador USB 3.0 com cabo removível; 1 carregador USB de parede; 1 cabo USB para o carregador e o documento de garantia de 3 anos.

Design

Seagate Wireless Plus possui um design bem simplista. Ele tem um formato retangular com 12,7 cm de comprimento8,9 cm de largura e apenas 2 cm de altura. A sua superfície é cinza/prata feita de plástico que imita alumínio escovado, o que dá uma aparência bem high-tech. Ainda na parte de cima, além da marca da Seagate temos leds indicadores de energia e de sinal Wi-Fi. O restante do aparelho é da cor preta e bem macio. Ele é muito leve, pesa apenas 256 gramas. Com certeza dá para carregá-lo confortavelmente em qualquer lugar, como bolsas, mochilas e até em alguns bolsos mais largos. E se acomoda perfeitamente em qualquer espacinho que tiver na mesa, na estante ou até mesmo na cama. Ele possui um único botão (Ligar/Desligar) e o orifício para conectarmos o carregador. Veja algumas fotos do bichinho:

Começando a usar

No Desktop e Notebook

Para começar a usufruir o Seagate Wireless Plus primeiramente você deve passar arquivos para ele, sejam filmes, músicas, fotos ou até mesmo documentos de textos. Para isso, há duas maneiras. A primeira é conectando o aparelho no computador através do cabo USB. Aqui eu vi o primeiro ponto ruim: o cabo para transferência de arquivos é muito curto. Ele poderia ser bem maior. Eu tive de colocá-lo em cima de meu gabinete devido ao comprimento do cabo. Ele é compatível com Windows (8, 7, Vista e XP) e Mac OS X 10.6 ou superior. Após o reconhecimento por parte do sistema operacional, você pode acessar o drive rotulado de “Seagate Wireless“. O dispositivo já vem carregado com alguns arquivos de demonstração, como músicas, fotos e vídeos. Se preferir, pode apagá-los e inserir seus próprios arquivos e estruturas de pastas.

seagate-wireless-plus-cabo
Cabo muito curto exigiu que o HD fosse colocado em cima do gabinete

A segunda maneira de transferir arquivos para o Seagate Wireless Plus é através da rede Wi-Fi. Para isso, logicamente, você precisará de uma placa de rede Wi-Fi instalada no seu PC. Notebooks já vêm com estas placas instaladas, mas é incomum encontrarmos computadores desktops com tal componente. Para ter acesso ao HD externo através da rede Wi-Fi basta se conectar à rede que o dispositivo cria, chamada “Seagate Wireless 54K“. Diferentemente do que você pode pensar – assim como eu – você não acede ao dispositivo através do Windows Explorer, e sim através de seu navegador. Ao se conectar à rede do HD, tentando acessar qualquer site você já cai no painel administrativo da Seagate. É por ele que você visualiza e executa os arquivos que já estão no dispositivo, faz o upload de quaisquer outros arquivos que você quiser e tem acesso à demais configurações. Falaremos sobre elas mais na frente.

wireless-plus-notebook

No Tablet e Smartphone

Seagate Wireless Plus é compatível com os seguintes sistemas operacionais móveis: iOS, Android e Kindle Fire HD. Tá certo que o Kindle Fire não é um sistema e sim um tablet. Mas ele usa um Android tão modificado que chega a ser considerado um terceiro sistema operacional. Além disso, ele se vale de uma loja de apps exclusiva, a Amazon Apps. Para usarmos este HD externo em smartphones e tablets precisamos baixar o aplicativo Seagate Media, que está disponível nas respectivas lojas de apps. Ele não pesa mais do que 14 MB e não ocupará espaço demasiado no seu dispositivo móvel. Abaixo, os links para você baixar este app em cada uma das lojas:

Após baixar e instalar no seu dispositivo móvel você deve se conectar à rede wireless do Seagate Wireless Plus, da mesma forma que é feita no notebook. Com a conexão bem sucedida, o conteúdo do disco rígido será exibido na tela de seu tablet ou smartphone e uma pequeno guia de boas vindas lhe mostrará as principais funções do programa. Pronto, você não precisa fazer mais nada, apenas aproveitar o conteúdo de seu disco rígido externo. [imagem]

Na Smart TV e Blu-Ray Player

Se você usar uma Smart TV ou Blu-Ray Player da sul-coreana Samsung, também poderá usufruir de seu Seagate Wireless Plus com aplicativos projetados especificamente para esses aparelhos. Infelizmente, nós não tivemos como testar como o app Seagate Media se sai na sala de estar dos usuários. Porém, televisores e blu-rays de outras marcas também podem ser conectados ao HD externo através da porta USB, que hoje em dia é obrigação até mesmo nos aparelhos de baixo-custo. Caso o seu aparelho tenha uma placa de rede wireless embutida pode se conectar a ele através da rede sem fio. Muito simples e prático.

seagate-wireless-plus-hdtv
Seagate Wireless Plus conectado em um Blu-Ray Player

Interface e Configurações

A interface do aplicativo Seagate Media, tanto nos smartphones/tablets como nos notebooks (acessada através do navegador) se mantém com a mesma estrutura e aparência. E isso é bom, pois facilita o uso do programa nas mais diversas plataformas. Desta forma o usuário aprende a utilizar as funções do aplicativo uma única vez. Em se tratando estritamente do aspecto visual a interface do aplicativo não é das mais agradáveis. É prática e funcional, com uma barra no topo que agrega as principais funções do programa e uma área bem extensa para a exibição do que realmente importa, o conteúdo. No entanto, eu acredito que os desenvolvedores poderiam ter caprichado um pouco mais no aspecto visual. Mas essa é uma opinião estritamente pessoal. E mesmo que ela fosse extremamente feia, a interface não compromete em nada, já que você não passará muito tempo olhando para ela.

Na barra superior que mencionamos no parágrafo anterior encontramos o espaço para navegarmos pela estrutura de pastas do HD e um botão de busca, se estivermos procurando por um arquivo em específico. Podemos, ainda, navegarmos pelos tipos de mídia separadamente. Por exemplo, se eu quiser apenas ver os filmes e demais vídeos que estão no HD, basta selecionar a opção “Vídeos”. O mesmo se dá com músicas, fotos e demais documentos.

As demais opções que encontramos à distância de um toque são: a de atualizar a lista de arquivos sendo exibidos, o indicador de nível de bateria do Seagate Wireless Plus, a opção de ingressar numa rede W-Fi com acesso à internet, número de dispositivos conectados, botão para configurações mais aprofundadas e uma espécie de FAQ com as principais dúvidas. Encontramos ainda mais algumas configurações extras, como a possibilidade de mudar o nome da rede do Seagate Wireless Plus, o idioma do aplicativo, configurarmos uma senha para a nossa rede e efetuarmos algumas ações remotamente, como desligar, reiniciar ou restaurar as configurações do HD externo. O Manual do Usuário presente no aplicativo também tira muitas dúvidas que os usuários possam ter.

Desempenho

Até agora, nós falamos apenas sobre a parte estética do produto (embalagem e design) e suas funcionalidades principais (interface e configurações). Mas como é o desempenho do Seagate Wireless Plus? Nós respondemos a essa questão utilizando um aplicativo de benchmark, foi o CrystalDiskMark. Com ele, medimos as velocidades de leitura e escrita em diversas situações. O dispositivo em questão suporta a interface USB 3.0, mas como sabemos que ela ainda não é tão difundida assim, nós também realizamos nossos testes no padrão anterior, o 2.0. Assim poderíamos ter uma ideia da diferença de desempenho. Na imagem abaixo, você pode ver uma comparação dos dois benchmarks. O da esquerda é o USB 2.0 e o da direita o USB 3.0. Não ligue pro anime do programa:

teste-crystal-disk-mark-usb
O da esquerda, é o USB 2.0. O da direita o USB 3.0.

Podemos ver que a diferença entre um e outro é bem grande! Mas como ele se sai na prática, na vida real? Eu decidi passar 30 GB de filmes através do padrão USB 2.0. A taxa de transferência ficou em torno dos 30 MB/s e demorou pouco mais de 15 minutos para a operação ser concluída. Em repeti o procedimento, mas dessa vez usando a porta USB 3.0 e com um porém: eu passei o dobro de arquivos, ou seja, 60 GB. E no USB 3.0, a taxa ficou em mais ou menos 134 MB/s. A operação foi concluída com pouco mais da metade do tempo do padrão anterior. Ou seja, bem satisfatório!

Autonomia da bateria

A companhia diz que o Seagate Wireless Plus suporta, em média, 10 horas de streaming ininterrupto quando desconectado de alguma fonte de energia. Bem, isso pode ser verdade para arquivos de música, mas quando se trata de filmes, principalmente no formato HD (High Definition) esse tempo é drasticamente reduzido. Para ser mais preciso, reduzido pela metade. Para chegarmos a essas conclusões, nós utilizamos um iPad 100% carregado e também enchemos a bateria do Seagate Wireless Plus. Ao mesmo tempo, desconectamos ambos da tomada e começamos a transmissão de um filme em HD. O streaming funcionou sem problemas por 5 horas, quando os níveis de bateria começaram a ficar críticos.

hd-seagate-wireless-plus

É importante ressaltar que o brilho da tela do iPad estava configurado no máximo. Às 5:15 horas de transmissão, o tablet começou a exibir avisos de bateria fraca, O streaming foi finalmente interrompido quando o HD externo alcançou 9% de bateria, com 5:43 horas de transmissão. Isso deu tempo de ver apenas 2 filmes e meio, já que Bastardos Inglórios não pôde ser completado. Pouco mais de 5 horas de streaming de transmissão é uma boa média para a maioria das pessoas, já que a não ser que você esteja em uma maratona de filmes ou séries, você não assistirá mais do que isso. Mesmo assim, ficamos desapontados, já que a empresa prometia 10 horas de transmissão e não chegamos nem perto disso.

Preço e Disponibilidade

Seagate Wireless Plus já está disponível no Brasil desde abril e o seu preço sugerido é de R$ 699,00. Achamos o valor bastante salgado, mesmo com as características que ele apresenta, como transmissão de arquivos pela rede Wi-Fi criada pelo próprio dispositivo. A maioria dos usuários consome suas mídias (filmes, séries e músicas) no conforto de suas casas, portanto, os recursos extras do aparelho não se fariam necessários. Com esse dinheiro, daria para se comprar dois HDs externos da própria Seagate de 1 TB cada. E ainda sobraria um troco. Talvez R$ 399,00 seja um preço mais justo e adequado à realidade brasileira. Compensaria pagar um pouco mais por um disco rígido externo com funcionalidades extras, que são muito bem vindas em algumas ocasiões, como viagens, mas que estão longe de serem corriqueiras.

Conclusões

De uma forma geral, nós gostamos bastante do Seagate Wireless Plus. Ele possui um design bonito, bem minimalista e que serve até para decoração. Mas claro que você não vai usá-lo com esse intuito. Falei isso apenas para ressaltar a beleza do aparelho. A sua pequenez pode não impressionar, mas a capacidade de guardar 1 TB de arquivos sim, impressiona. Ele suportou toda a minha coleção de filmes e músicas sem problemas, não chegou nem perto de encher.

O seu uso também é bem simples, dispondo de um mesmo aplicativo tanto para notebooks quanto para smartphones e tablets. Essa integração é muito importante, pois evita que o usuário se perca em interfaces e opções diferentes. Uma vez que você aprende a usar, saberá usá-lo em qualquer aparelho, seja um iPad, um Nexus ou até mesmo numa Smart TV. O uso do padrão USB 3.0 é um baita ponto positivo para o Seagate Wireless Plus! É incrível como filmes em alta definição, com mais de 3 GB de tamanho são transferidos em menos de um minuto, coisa que no padrão anterior – USB 2.0 – levaria, na melhor das hipóteses, 15 minutos.

Os pontos fracos do Seagate Wireless Plus residem na lentidão do aplicativo para dispositivos móveis, o Seagate Media. Por vezes ele chegou a travar no meu iPad ou, ainda, demorou um tempo considerável para iniciar. Confesso que isso às vezes desanimava para começar a assistir um filme. A bateria dele também não cumpriu com a autonomia prometida, de 10 horas. Como você leu acima, na metade do caminho o aparelho “pediu penico” e descarregou. Por fim, achamos seu preço bastante elevado para os diferenciais que ele oferece. A maioria das pessoas não precisa transmitir os filmes por streaming o tempo todo. Isso é uma comodidade não muito essencial, principalmente se você gosta de assistir seus filmes na TV da sala de estar. Se você usa mais o notebook ou o tablet, pode fazer mais sentido a transmissão por streaming. Mesmo assim, acreditamos que o valor de R$ 399,00 é mais condizente com o que o aparelho oferece.

hd-seagate-wireless-plus

Tags: Hardware, Review da Semana, Seagate

Você também vai gostar

Leia também!