Dicas e tutoriais

Como alterar o user-agent no Google Chrome

Propriedades de Google Chrome para user-agents.

Dando continuidade ao nosso tutorial sobre como alterar o user-agent nos navegadores, neste post mostraremos o procedimento para o Google Chrome. Como o navegador não tem nenhuma extensão para auxílio nesta tarefa (pelo menos não na Chrome Web Store), a alternativa é fazer o procedimento manualmente.

Para o Google Chrome, a dica é válida principalmente para fins de resolução de problemas de compatibilidade, já que é possível alterar o user-agent apenas quando você tem a string determinada do navegador que você precisa “emular”.

UserAgentString.com
UserAgentString.com

O Chrome precisa de um parâmetro no seu atalho de execução com a string do agente para fazer com que ele entre em ação. Você pode determinar o agente do navegador que funciona com o site que você quer entrar pelo site useragentstring.com.

O site, além de mostrar o seu agente principal, também contém uma lista com todos os user-agents existentes, ou pelo menos uma grande parte deles.

Com o user-agent escolhido, vá nas propriedades do atalho do Chrome que você usa para abrí-lo. Procure o ícone, clique com o botão de contexto do mouse nele e escolha Propriedades.

Em Destino, após o atalho do navegador, geralmente

C:\Users\[usuário]\AppData\Local\Google\Chrome\Application\chrome.exe

adicione o seguinte parâmetro:

--user-agent="seu user-agent escolhido"

Se a sua configuração ficou semelhante à mostrada acima, basta aplicar, dar OK e abrir o navegador que mudança já estará feita. Para reverter o navegador para o estado original e remover a alteração, basta apagar o parâmetro, aplicar e dar OK.

Por exemplo, vamos supor que eu queira emular o Internet Explorer 9 64 bits no Windows 7. O destino do atalho do Chrome será o seguinte:

C:\Users\[usuário]\AppData\Local\Google\Chrome\Application\chrome.exe --user-agent="Mozilla/5.0 (compatible; MSIE 9.0; Windows NT 6.1; Win64; x64; Trident/5.0)"

Propriedades de Google Chrome para user-agents.
Propriedades de Google Chrome para user-agents.

A dica em si é fácil, mas é necessária uma atenção redobrada no atalho. Se houver um espaço colocado incorretamente, o atalho falhará e não haverá qualquer alteração no navegador. Por isso, certifique-se de que tudo está devidamente ajustado no seu lugar, como no exemplo acima. O pedaço “user-agent” precisa ser antecedido de dois traços “–” e um espaço do atalho padrão do navegador, e a string do user-agent precisa estar entre aspas.

O primeiro post, contendo a dica para os navegadores Internet Explorer e Firefox, também mostra um pouco mais sobre os user-agents e como eles funcionam para identificar um navegador para um site. Se você ficou curioso, não deixe de ver o post! :D

Tags: Google, Internet

Você também vai gostar

Leia também!