A AMD anunciou hoje a sua nova geração de APUs (Accelerated Processing Units). Não é erro de digitação pessoal! Para a AMD, CPU é coisa do passado! Batizada de “Fusion Série A” (Fusion A-Series) os novos chips prometem excelente poder de computação para desktops e notebooks, além de ótimo desempenho na parte gráfica aliado a um baixo consumo de energia. As APUs Fusion A-Series APUs usam até 4 cores x86 integrados com uma GPU discreta poderosa compatível com DirectX®11 com processamento de vídeo HD dedicado e até 400 cores gráficos.
Infelizmente o Guia do PC não teve acesso direto à novidade, que está sendo apresentada no AMD Fusion Developer Summit 2011 – uma espécie de IDF da AMD. (Obs: Este ano estaremos cobrindo o IDF da Intel em San Francisco – aguardem!)

Os primeiros resultados mostram que, apesar do avanço no processo de fabricação (agora é de 32 nm) e da ótima GPU integrada, a APU da AMD ainda fica atrás da nova linha Core iX (Sandy Bridge) da Intel. Basicamente, a única área em que a APU da AMD tem desempenho melhor que a CPU da Intel é na parte de jogos, pois a GPU integrada da linha Fusion-AMD é melhor que a GPU integrada do Core iX Sandy Bridge da Intel. Porém, basta colocar uma placa discreta (que nem precisa ser top de linha) junto com o Sandy Bridge para a vantagem voltar para a Intel.
Confesso que esperava mais da AMD. Pelo jeito, esta nova linha de “APUs” será uma boa opção para computadores mais simples e para quem quiser montar uma máquina para jogar de baixo custo. Será que vamos voltar a ter concorrência “de verdade” como na época do Athlon e do K6?
Mais detalhes sobre os testes da nova linha da AMD aqui e aqui.