É, parece que a Canonical, fundação responsável por desenvolver e distribuir o Ubuntu, tem dois objetivos para este ano: ter uma participação memorável na CES, e também levar o seu sistema operacional para o máximo de dispositivos possíveis. Em sua primeira participação na feira de eletrônicos, os desenvolvedores querem mostrar algumas novidades da próxima versão do Ubuntu, a 12.04, incluindo um novo design, já que o Unity não agradou tanto. Ela falará também sobre o port do seu serviço de compartilhamento na nuvem, Ubuntu One, para outras plataformas, incluindo o iOS. E não é apenas isso!
Como parte do plano de levar o Ubuntu para o máximo de plataformas possível, a Canonical apresentará versões do sistema que serão usadas em Smart TVs, em veículos, por meio da tecnologia In-vehicle Infotainment (IVI), smartphones e até em tablets! E para começar, os desenvolvedores apresentaram hoje o conceito da Ubuntu TV que, como você pode imaginar, é uma Smart TV equipada com uma versão modificada do sistema. A interface gráfica rodará sobre o famigerado Unity, que despertou tanto ódio nos usuários do desktop. A Ubuntu TV permitirá a você guardar e assistir seus vídeos na nuvem, com o Ubuntu One, alugar e comprar filmes e seriados, bem como consultar a programação da TV a cabo, fazendo agendamento e até gravando o conteúdo!
A Ubuntu TV funcionará como uma verdadeira central de entretenimento, acumulando as funções de player de música e também acessando sites de compartilhamento de vídeo, como os famosos YouTube e Vimeo. Segundo um comunicado lançado pela própria empresa, a Ubuntu TV terá total suporte a outros sistemas, de forma que seja fácil integrar, por exemplo, um smartphone com Android ou até um mesmo um iPad. Tudo isso, para permitir que usuários de diversas plataformas façam uso da novidade, e não fiquem limitados por causa dos diferentes sistemas operacionais usados. Veja só um vídeo mostrando como será a futura Smart TV com Linux:
Ficou empolgado? Mas calma, que ainda não há datas nem previsão de lançamentos. Ela não está sequer sendo produzida ainda. O pessoal da Canonical quer aproveitar a CES para mostrar as suas ideias e conseguir firmar parcerias com fabricantes de TVs, e só então tirar o projeto do papel e levá-lo até as prateleiras das lojas. A Google, hoje em dia, faz exatamente isso. Disponibiliza o seu software, Android, para que diversas fabricantes o integrem nos mais variados produtos. Em notícia relacionada, a Lenovo, também na CES, lançou uma TV de 55″ que roda o Android Ice Cream Sandwich. Está claro que esse será o próximo campo de batalha das empresas de tecnologia. Os planos da fundação é conseguir lançar no mercado a Ubuntu TV ainda este ano.
Quem conseguir largar na frente neste nicho, com uma solução decente, bonita e funcional, e que consiga integrar os mais diversos dispositivos e serviços, certamente terá uma grande vantagem nesta corrida paralela. E a Canonical tem condição de ter todas as ferramentas. Um sistema operacional amigável, estável e decente ela já tem. Só falta fazer parcerias com fabricantes como Samsung, LG e outras, e por fim, com as produtoras de conteúdo. Não é tarefa fácil, mas é possível. Então, o que você acha da Ubuntu TV? Acredita que a Canonical conseguirá elevar o Ubuntu a um outro nível? Acha que ela tem cacife o suficiente para peitar gigantes da tecnologia ou ainda tem que comer muito arroz com feijão? Diga sua opinião nos comentários! :D
[Softpedia]