Notícias

Como prometido, Kinect para Windows já está disponível

Kinect para Windows

No começo de janeiro, a Microsoft fez sua derradeira apresentação na CES 2012. A partir do ano que vem, a empresa não mais participará e, assim como a Apple, terá um evento próprio para apresentar novos produtos e serviços. Visto que seria sua última participação, muitos usuários esperavam ansiosos por uma keynote bombástica e com muitas novidades. Digamos que o tio Ballmer, mesmo com toda sua empolgação, decepcionou. Uma das coisas que ficou prometida na palestra, foi a liberação do Kinect para Windows no dia 1º de fevereiro. Bem, hoje é 1º de fevereiro e… como prometido, a partir de hoje já é possível adquirir o sensor de movimentos para Windows, bem como o SDK, o pacote de desenvolvimento.

Infelizmente, o Brasil não está no rol dos 12 países que receberam o produto para comercializar desde já, mas mesmo assim, para o usuário final, não faria sentido comprar o sensor agora. Ainda não existe nenhuma aplicação e nenhum uso real do aparelho em nossos computadores. A versão 1.0 do SDK também foi liberada hoje, gratuitamente. Das mudanças em relação ao Beta, apresentado na CES, podemos citar: várias novas APIs de desenvolvimento, suporte a até 4 kinects conectados no mesmo computador, e diminuição da distância mínima captada pelo sensor de profundidade, que agora é de apenas 40 centímetros, dentre outras, que podem ser conferidas na íntegra neste link. Agora só nos resta esperar que os desenvolvedores independentes e as empresas comprem o hardware e dêem um Ctrl C + Ctrl V no conteúdo do SDK para dentro dos seus cérebros.

Kinect para Windows
Kinect para Windows. (P.S.: Gatinha não-inclusa)

Afim de facilitar ainda mais o trabalho dos programadores, eles terão à disposição o “Kinect Explorer”, que permite explorar todas as capacidades do hardware e do conteúdo constante do kit de desenvolvimento. Quanto aos preços, o Kinect para Windows custa US$ 249,00 e futuramente, para usuários educacionais do plano Qualified Educational Users, ele custará US$ 100,00 mais barato. Portanto desenvolvedores, brinquem bastante com o kinect para Windows, pensem em coisas bacanas que poderíamos usar em nossos computadores e as deixem prontinhas para a gente, usuários finais! :)

Como falei há algum tempo neste post, eu estou bastante empolgado com a ideia do kinect ser usado no Windows. Imagine a porção de coisas que poderemos fazer. Vamos lá, solte a sua imaginação e pense em algumas coisas futuristas. Controlar o computador por voz. Pedir para que ele abra algum documento ou site, ou mesmo procure por um arquivo perdido em nosso disco rígido. Ou ainda, controlar nossa máquina através de simples e intuitivos gestos! Basta soltar a nossa imaginação e um mundo de possibilidades se abre! E aí, o que você acha que pode sair deste kinect para Windows? Confesso que já estou juntando os trocos do pão para comprá-lo, mais para frente, se surgir alguma coisa legal, é claro. E você, o que acha disso?

[Microsoft Insider’s Brasil]
Tags: Gadgets, Microsoft, Windows

Você também vai gostar

Leia também!