Notícias

Facebook adquire Instagram por 1 bilhão de dólares

Instagram

 

facebook-instagram

É uma prática comum no mundo da tecnologia uma empresa maior adquirir uma empresa menor, mas promissora. Isso é bom para os dois lados. De um lado, a empresa maior ganha em expertisse e em bons funcionários, bem como em número de novos usuários. E a empresa menor ganha em visibilidade e liberdade orçamentária, já que terá mais dinheiro para tocar os seus projetos, se estes não forem extintos pela sua “empresa-mãe”. Vimos algo desse tipo acontecer recentemente quando o Twitter comprou o Posterous. Outra coisa bastante comum no universo tecnológico são os rumores. Basta uma empresa de maior visibilidade começar a se movimentar para alguma coisa que os veículos de comunicação já noticiam aquilo, mesmo que seja apenas um rumor vago. Pois bem, isso não aconteceu com a compra do Instagram pelo Facebook. Isso mesmo! Essa “bomba” caiu em nossas timelines hoje a tarde. Por volta de 2 horas da tarde o tio Zuckerberg soltou uma postagem em seu perfil dizendo:

Estou contente em anunciar que nós concordamos em adquirir o Instagram, e que toda a sua equipe de desenvolvimento se juntará à equipe do Facebook.

Foi assim que ele começou o comunicado, que já conta com mais de 12 mil compartilhamentos. Já o Instagram, por meio de seu CEO Kevin Systrom, disse no blog oficial do produto:

Estamos empolgados em fazer parte do Facebook e animados para construir um Instagram melhor para todos.

Ok, já entendi. Mas o que vai mudar no Instagram com essa compra!? Será que o compartilhamento com as outras redes sociais será  cessado? Será que os filtros adquirirão apenas a tonalidade azul e todas as fotos terão como marca d’água a logo do Facebook? Será que o Instagram ficará ainda mais orkutizado!? Calma, amigo, calma. Nada mudará ainda. O aplicativo, disponível para iOS e mais recentemente para Android continuará da forma que você conhece. E o CEO do Instagram, kevin, garantiu que eles continuam “independentes” e vão continuar a desenvolver novos recursos e disponibilizá-lo em novas plataformas. Não espere, ainda, uma integração mais íntima com a rede social de Mark. Pelo menos não neste primeiro momento.

As partes não divulgaram o valor da transação, mas alguns blogs estrangeiros, como o The Verge, afirmam que a compra foi de meros 1 bilhão de dólares! Este valor será pago em dinheiro (!) e em ações do próprio Facebook. O Instagram, atualmente, caminha para atingir a espantosa marca de 30 milhões de usuários! Fundado em 2010, em 2011 ele ganhou o título de App do Ano, dado pela própria Apple. Outra curiosidade, desta vez para nós, brasileiros, é que o co-fundador do serviço é paulista mas tem nome de gringo: Mike Krieger.

Eu imagino que o Facebook queira usar o Instagram para, além de fotografar a comida dos funcionários e seus bichinhos de estimação, melhorar o compartilhamento de fotos na rede social, recurso que é bem apreciado pelos usuários. Eu só sei de uma coisa: que o Mark Zuckerberg está bobeando em não comprar logo o Guia do PC. Oi Mark, estamos aqui! :D

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!