Notícias

Rede de spam formada por celulares Android é descoberta pela Microsoft

Spam de vários sabores

Spam é uma praga tão ruim quanto a peste bubônica ou o câncer. Ok, exagerei na comparação. Mas que spam é uma praga, isso é! Todas as gigantes do setor tecnológico já fizeram esforços para diminuir a atuação dos spammers no mundo todo. Porém, ele parece não querer deixar os usuários em paz. O último grande caso de uma rede de spam atormentando usuários mundo afora foi descoberto por um engenheiro da Microsoft, de nome Terry Zink. E ele envolve, veja só você, uma cadeia de celulares com Android infectado.

Após analisar algumas amostras de spams, o Mr. Terry percebeu que grande parte deles vinham dos servidores do Yahho! Mail. Além disso, as mensagens continham a seguinte assinatura: “Sent from Yahoo! Mail on Android“. O caro engenheiro, após juntar as peças, concluiu:

Todas essas mensagens são enviadas a partir de dispositivos Android. Todos nós já ouvimos os rumores, mas esta é a primeira vez que eu vi isso – um spammer que controla uma botnet que vive em dispositivos Android. Esses dispositivos entram na conta do usuário no Yahoo Mail e enviam spam.

Outros dados curiosos sobre esta botnet: a maioria das mensagens vêm de países emergentes, tais como Chile, Venezuela, Indonésia, Líbano, Omã, Filipinas, Tailândia, Arábia Saudita, Ucrânia e Rússia. O engenheiro não conseguiu detectar a causa da infecção, ou seja, como esse spammer conseguiu infectar todos esses celulares Android e, ainda mais, teve acesso ao aplicativo do Yahoo!. Uma coisa que me chamou a atenção, aliás, foi essa exclusividade do cliente de e-mail da Yahoo!. Por que só ela?

Temos algumas hipóteses para esta infecção em massa. A primeira: muitos usuários do sistema da Google instalaram aplicativos de fora da Google Play, loja de apps oficial da empresa e acabaram sendo infectados, já que a loja da Google é relativamente segura. A segunda: O aplicativo de e-mail da Yahoo! está infectado com algum código malicioso. Isso explicaria a exclusividade desse cliente nos celulares infectados. Qualquer que seja o motivo, surgem as seguintes perguntas: Quão seguro é o ecossistema de aplicativos Android? Vale realmente a pena ser livre e poder instalar apps de outros meios, correndo o risco de infecção? De quem é a culpa? Dos usuários ou da Google?

[MSDN Blogs via The Verge]
Tags: Google, Internet, Microsoft, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!