Enquanto o Opera para computadores nunca decolou, não chegando aos 2% de participação de acordo com a StatCounter, o mesmo não se pode afirmar das versões portáteis.
A Opera anunciou que seus navegadores para dispositivos portáteis foram usados por 200 milhões de pessoas em junho. É em crescimento de 47%, afirmou a empresa norueguesa. Só o Opera Mini cresceu 64% em um período de um ano.
Na África, os dados da Opera são mais impressionantes. 36 país do continente africano a participação de mercado mais que dobrou. Em algumas nações, como a Costa do Marfim, o uso do Opera Mini aumentou mais de 600% no ano.
Apesar dos números crescentes e positivos, o navegador que já dominou a internet móvel em absoluto já é o terceiro mais usado no mundo, pelos dados da StatCounter. Em maio deste ano o Opera perdeu a liderança para o navegador padrão do Android e em julho para o navegador do iPhone.
A Opera acerca da perda de posições, não se mostrou abalada. De acordo com o pessoal de Oslo, a marca é impressionante quando visto que seu browser compete com gigantes do setor com grande poder econômico, que instalam seus navegadores no sistema embarcado de smartphones e tablets.
Outros dados positivos, apontam as estatísticas da empresa da Noruega, é que os usuário do Opera são 18% mais propensos a usar o navegador como meio de obter conhecimento e tem 8% de chances de passar mais de um hora por dia navegando.
Lars Boilesen, CEO da Opera, comentou: “Duzentos milhões de pessoas usam o Opera Mini e Opera Mobile para se conectar ao mundo que as cercam. Para muitos delas, um navegador é mais do que uma ferramenta para ‘navegar na web’. Às vezes é uma escola quando não se pode pagar por uma, às vezes é a única linha para o exterior num regime opressivo. Prestar um serviço seguro e barato que ofereça informações críticas para quase todos com um telefone é a razão pela Opera faz navegadores.”
Com informações de The Inquirer e Opera.