Nesta semana a Intel anunciou a disponibilidade da tecnologia Intel Antirroubo para os usuários finais. Essa solução já existia, porém só estava disponível para as empresas, ou seja, para o usuário corporativo. A partir de agora qualquer um pode ter acesso à tecnologia, desde que utilize um hardware compatível. Por enquanto, apenas os ultrabooks mais modernos vêm equipados com a tecnologia Intel Antirroubo.
Antes de falar um pouco sobre a tecnologia Intel Antirroubo propriamente dita, é interessante mostrar como a segurança tem se tornado cada vez mais importante para a Intel. Paul Otellini, presidente da Intel e CEO da companhia afirma: “No passado, desempenho com eficiência de energia e conectividade definiam os requerimentos de computação. No futuro, segurança se unirá a esses como terceiro pilar de demanda das pessoas para todas as experiências computacionais”.
A tecnologia Intel Antirroubo foi criada para resolver um problema que tem se tornado cada vez mais comum devido ao aumento da portabilidade e mobilidade dos dispositivos: o roubo, furto ou perda dos dispositivos. Os Ultrabooks – notebooks super finos e leves e com uma série de inovações tecnológicas – têm que obedecer uma série de requisitos para poderem usar o selo “Ultrabook” da Intel. E um desses requisitos é justamente a presença da tecnologia Intel Antirroubo.
O Intel Antirroubo se diferencia de outras tecnologias do mercado por estar embutido diretamente no hardware da Intel, ou seja, não depende do software/sistema operacional para funcionar. E funciona da seguinte maneira:
- O computador é registrado em um serviço antirroubo oferecido por empresas de segurança (software).
- A inteligência embarcada detecta potencial roubo e dispara ações pré-determinadas (criptografar dados, proteger arquivos, etc.)
- O computador é inutilizado com uma “pílula de veneno” (um tipo de software) assim que se conecta à Internet (mesmo que não se conecte, pode-se programar um intervalo de tempo para desabilitação automática)
- O PC permanece inutilizado mesmo que seja reinstalado o sistema operacional ou o BIOS seja atualizado (a proteção está no hardware).
- Se o PC for recuperado, o usuário pode reativá-lo através de um código gerado por um servidor das empresas de segurança.
Assim, uma parte da solução é embutida pela Intel no hardware e outra é oferecida através de empresas de software parceiras. Durante o evento, empresas como a McAfee, Absolut Software e Norton apresentaram soluções que já estão disponíveis para o mercado brasileiro a partir de R$ 65,00 por ano.
É importante notar que a tecnologia não impede o roubo, furto ou perda. Porém ela protege os dados e permite recuperação dos mesmos se o computador for resgatado. Aliás, hoje todos sabem que os dados pessoais são muito mais importantes que o computador propriamente dito.
Resumindo: os principais benefícios da tecnologia Intel Antirroubo são:
- Desmotiva o roubo/furto – Existe uma etiqueta específica que fica colada no equipamento mostrando que ele possui a Tecnologia Intel Antirroubo e isso desmotiva qualquer ação neste sentido.
- Inutiliza o Ultrabook – O Ultrabook é totalmente inutilizado através de bloqueio remoto via Web ou telefone.
- Dados ficam seguros – É criada uma área de armazenamento de dados criptografada para proteção das informações.
- Dados facilmente recuperados – O Ultrabook pode ser facilmente reativado se for devolvido ou achado através de um simples código.
A tecnologia Intel Antirroubo está presente na nova geração de Ultrabooks lançados no mercado e que recebem o selo oficial de “Ultrabook” fornecido pela Intel e é mais um diferencial desta nova categoria de computadores desenhada pela Intel.