Eles estão imbatíveis, e parece que assim serão por um bom tempo. Desta vez, é a pesquisa da comScore nos EUA referente ao período entre outubro e novembro do ano passado que confirma ainda mais algo que já sabemos: Android e iOS são os sistemas que mais crescem no mundo dos smartphones, deixando seus concorrentes para trás. Bem para trás.

O Android, sistema operacional do Google, teve um market share de 53,7% dos usuários, o que representa um aumento na participação do mercado de 1,3% em relação à pesquisa anterior (entre junho e agosto de 2012). Já o iOS, da Apple, teve um aumento um pouco mais tímido, de 0,7%, mas também conta com um market share relevante, de 35%.
Já os concorrentes contabilizaram quedas nada agradáveis. O BlackBerry foi o sistema que teve a perda mais expressiva, de 1%, o que deixou o sistema da RIM com 7,3% do market share nos smartphones. O Windows Phone, da Microsoft, também não teve bons resultados e, perdendo 0,6% da participação no mercado, agora é usado por 3% dos usuários destes telefones mais poderosos. E o Symbian, da Nokia, viu seu market share cair em 0,2%, ficando com apenas 0,5% de participação no mercado.
Entre os fabricantes de smartphones, a que mais tem usuários é a Samsung. Os smartphones da empresa coreana são 26,9% do total de dispositivos deste tipo, após um aumento de 1,2% no market share. Mas foi a Apple quem mais cresceu no ramo, chegando a 18,5% do mercado após ter um aumento de 1,4%. Já as outras fabricantes de destaque do mercado norte-americano não tiveram um bom trimestre. LG, Motorola e HTC viram seus market shares caírem, chegando, respectivamente a 17,5%, 10,4% e 5,9%. O estudo completo da comScore está disponível aqui.

Apesar das estatísticas mostrarem uma preferência quase concreta pelos sistemas operacionais da Apple e do Google, 2013 é um ano que pode revelar muitas surpresas. Sistemas como o Firefox OS e o Tizen devem ter os seus primeiros smartphones chegando ao mercado nos próximos meses. E ainda tem o Ubuntu Phone para 2014. E você, acha que esses sistemas são capazes de competir igualmente com o Android e o iOS ou acha que é só questão de tempo até essas novidades serem rapidamente esquecidas? Comente e dê a sua opinião.