Notícias

iOS e Android seguem crescendo nos EUA

Eles estão imbatíveis, e parece que assim serão por um bom tempo. Desta vez, é a pesquisa da comScore nos EUA referente ao período entre outubro e novembro do ano passado que confirma ainda mais algo que já sabemos: Android e iOS são os sistemas que mais crescem no mundo dos smartphones, deixando seus concorrentes para trás. Bem para trás.

Enquanto cada vez mais pessoas usam esses smartphones...
Enquanto cada vez mais pessoas usam esses smartphones…

O Android, sistema operacional do Google, teve um market share de 53,7% dos usuários, o que representa um aumento na participação do mercado de 1,3% em relação à pesquisa anterior (entre junho e agosto de 2012). Já o iOS, da Apple, teve um aumento um pouco mais tímido, de 0,7%, mas também conta com um market share relevante, de 35%.

Já os concorrentes contabilizaram quedas nada agradáveis. O BlackBerry foi o sistema que teve a perda mais expressiva, de 1%, o que deixou o sistema da RIM com 7,3% do market share nos smartphones. O Windows Phone, da Microsoft, também não teve bons resultados e, perdendo 0,6% da participação no mercado, agora é usado por 3% dos usuários destes telefones mais poderosos. E o Symbian, da Nokia, viu seu market share cair em 0,2%, ficando com apenas 0,5% de participação no mercado.

Entre os fabricantes de smartphones, a que mais tem usuários é a Samsung. Os smartphones da empresa coreana são 26,9% do total de dispositivos deste tipo, após um aumento de 1,2% no market share. Mas foi a Apple quem mais cresceu no ramo, chegando a 18,5% do mercado após ter um aumento de 1,4%. Já as outras fabricantes de destaque do mercado norte-americano não tiveram um bom trimestre. LG, Motorola e HTC viram seus market shares caírem, chegando, respectivamente a 17,5%, 10,4% e 5,9%. O estudo completo da comScore está disponível aqui.

...esses aqui vão sendo cada vez mais esquecidos.
…esses aqui vão sendo cada vez mais esquecidos.

Apesar das estatísticas mostrarem uma preferência quase concreta pelos sistemas operacionais da Apple e do Google, 2013 é um ano que pode revelar muitas surpresas. Sistemas como o Firefox OS e o Tizen devem ter os seus primeiros smartphones chegando ao mercado nos próximos meses. E ainda tem o Ubuntu Phone para 2014. E você, acha que esses sistemas são capazes de competir igualmente com o Android e o iOS ou acha que é só questão de tempo até essas novidades serem rapidamente esquecidas? Comente e dê a sua opinião.

Tags: android, Apple, Google, ios

Você também vai gostar

Leia também!