A AMD confirmou hoje que se dividirá em duas empresas, uma responsável pelo desenvolvimento de chips e outra na fabricação dos mesmos.
A divisão é mais uma das estratégias da AMD na sua busca pela possibilidade de concorrência com a gigante Intel. O governo de Abu Dhabi teve forte influência no processo de divisão, já que investiu mais de 2 bilhões de dólares no processo. AMD, a príncipio, será o nome do da companhia responsável pelo desenvolvimento de chips, a outra, responsável pela fabricação será chamada de The Foundry Company, e poderá produzir chips para outras empresas, e não só a AMD. A maior parte das ações (56,6%) da TFC ficarão com o governo de Abu Dhabi, o resto (44,4%) ficará com a AMD.
Os investimentos de Abu Dhabi vieram de uma companhia chamada Advanced Technology Investment Company (ATIC), que já anunciou mais de 5 bilhões de dólares em investimentos nos próximos 5 anos, com o objetivo de manter a AMD e a TFC batendo de frente com as grandes concorrentes.
A administração da TFC ficará a cargo de Doug Grose, atual vice-presidente de produção da AMD, que renunciará do cargo, para se transformar em CEO da TFC, e, do velho conhecido Hector Ruiz, ex-CEO da AMD, e atual chairman da AMD, que se manterá no mesmo cargo, só que na nova empresa.
Resta saber se esta ação da AMD surtirá efeito na busca por crescimento nesse altamente concorrido mercado, que é o da tecnologia. Outro ponto importante é saber como a empresa se portará no período pós-crise.