O Folding@Home é um projeto da Universidade de Stanford que visa encontrar curas para algumas doenças como o Alzheimer, mal da vaca louca e câncer, através da análise de proteínas outras dinâmicas moleculares. Isso demanda um alto poder de processamento, e é aqui que o projeto entra. O Folding@Home baseia-se na computação distribuída, onde computadores de quaisquer configurações fazem essas análises e ajudam na busca pelas curas das doenças.
Era de se esperar que tal iniciativa gerasse uma saudável competitividade, e de fato, há times espalhados pelo mundo que buscam o topo do ranking do Folding@Home. O Brasil está lá também, através do Folding@Brasil, do qual o Guia do PC estreou há pouco tempo na forma de um subtime.
Há algumas semanas fui procurado pelo Gerson, um dos mais ativos participantes do projeto no Brasil, que me perguntou se eu teria interesse em criar nosso subtime, participando ao lado de grandes sites, como o hardMOB e o Adrenaline. O Gerson publicou no fórum, numa sala especialmente criada para o projeto, vários tutoriais que ensinam, passo a passo, como participar.
Portanto, se você deseja ajudar a Universidade de Stanford a encontrar curas para doenças mortais e perigosas, e além disso, fazer o subtime do Guia do PC subir no ranking nacional, acesse a sala, leia os tutoriais, e participe!