Notícias

“Pálido Ponto Azul” narrado por Guilherme Briggs

palido-ponto-azul

Finalmente o domingo chegou! Dia para descansar, ficar com a família, assistir um filme ou simplesmente dormir até mais tarde. Hoje é dia também da nossa coluna Um Domingo Qualquer, onde sempre falamos sobre assuntos descontraídos e/ou interessantes que encontramos pela internet. Na coluna de hoje não traremos algo necessariamente inédito. Muito provavelmente você já tenha ouvido falar do livro “Pálido Ponto Azul“, escrito por Carl Sagan, ex-diretor da conhecida agência espacial NASA e que, além disso, foi uma pessoa muito influente na ciência e literatura.

Este livro surgiu motivado por unicamente uma foto, tirada pela sonda Voyager 1, que se encontrava a 6,4 bilhões de quilômetros da Terra. Na ocasião, o então diretor da NASA achou por bem enviar um comando à sonda para que ela se virasse e tirasse uma foto de todos os planetas que havia visitado. Assim, nesse mosaico de fotografias, a Terra, o nosso tão estimado e importante lar, parecia apenas como um ínfimo ponto azul, pálido, no meio da imensidão negra do universo. A partir desta imagem, o ex-diretor da NASA se pôs a refletir sobre inúmeros fatores da vida humana, como nossa arrogância, nossa ilusão de superioridade no universo e, também, sobre o quê realmente importa na vida. De fato, é uma reflexão muito lúcida e que deve ser feita por todos nós em algum momento de nossas efêmeras vidas.

Pois bem, não sei se você conhece a pessoa que atende pelo nome de Guilherme Briggs. Talvez não. Mas as chances de você conhecer Optimus Prime são bem maiores. Então, acontece que o tal Guilherme Briggs é o dublador do Optimus Prime, o protagonista da franquia Transformers e líder dos Autobots. Esta franquia ficou bem mais conhecida depois de ter três filmes dirigidos por Michael Bay, que, como todo mundo sabe, adorar entupir seus filmes de efeitos especiais, que o povão adora! E sim, o Guilherme tem aquela voz imponente que eu adoraria ter também. Inveja MODE ON! Agora, imagine o texto Pálido Ponto Azul sendo narrado por Optimus Prime, quer dizer, Guilherme Briggs. Aumente o som, relaxe na cadeira e curta…

Ok… enxugue as lágrimas, feche a boca e volte à Terra. Impossível não ser tocado por uma mensagem como essa. Ainda mais narrada pelo Optimus Prime, que tanto entende do universo, de humildade e generosidade. Nós, seres humanos, não somos absolutamente nada. Apenas “uma fina película de vida num obscuro e solitário torrão de rocha e metal”. Portanto, vamos tratar de lidar com os outros mais amavelmente, mais compreensivelmente e de não se exacerbar por coisas tolas, coisas vãs. Esperamos que você tenha gostado da coluna Um Domingo Qualquer desta semana.

Um bom domingo a todos! =)

***

 Se tiver realmente gostado do nosso post, por favor, compartilhe nas redes sociais. Basta usar os lindos botões de compartilhamento abaixo. São simples e fáceis. Se quiser nos enviar alguma sugestão de pauta, mande um e-mail para admin@guiadopc.com.br. Veja, ainda, os últimos artigos da nossa coluna:

Tags: Um Domingo Qualquer

Você também vai gostar

Leia também!