Notícias

Oracle Open World Latin America 2015: Oracle Cloud e Datacenter no Brasil em Agosto

Oracle Open World Latin America 2015: Oracle Cloud e Datacenter no Brasil em Agosto.

São Paulo foi mais uma vez palco do Oracle Open World Latin America (OOW LA) 2015 – o maior evento de tecnologia realizado por uma única empresa na América Latina. Durante três dias, mais de treze mil pessoas participaram do OOW LA 2015 e também da conferência JavaOne Latin America 2015, voltada para os desenvolvedores Java.

A última edição do OOW LA foi em 2012 e parceiros e clientes da companhia já estavam sentido falta do evento. Tradicionalmente, o OOW LA mostra as novidades anunciadas no Oracle Open World realizado todos os anos em San Francisco, além de anúncios específicos para o mercado latino americano. Porém, neste ano, o OOW LA aconteceu antes do Oracle Open World dos EUA. O que não quer dizer que o evento foi fraco em novidades. Na verdade, acho que muito do que vi durante estes três dias vai ser repetido no Oracle Open World dos EUA em setembro. Vamos ver se estou certo no final de setembro.

O principal assunto foi a Oracle Cloud. A companhia já oferece soluções em cloud (nuvem) há algum tempo, mas agora a Oracle é uma das poucas empresas que pode oferecer uma solução completa de cloud que engloba os três principais pilares da computação em nuvem: IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço) e SaaS (software como serviço). As novas funcionalidades da Oracle Cloud foram anunciadas Larry Ellison (CTO) em um evento ao vivo no dia 22 de junho e detalhadas por Mark Hurd (CEO) em sua palestra no OOW LA.

2015-06-25 03.10.55 (2)

Hurd disse que a Oracle Cloud só oferecia SaaS e também DaaS (dados como serviço – que pode ser definido como um “Big Data” rodando na nuvem). Porém, com mais de 24 novos serviços nas áreas de PaaS e SaaS a companhia agora tem uma solução completa para a nuvem. O CEO da Oracle chamou atenção para algumas vantagens que as empresas têm quando migram para a nuvem, tais como: a simplificação de TI, velocidade para mudanças, agilidade dos negócios e economia. E justificou o comprometimento da Oracle com a nuvem, mostrando uma pesquisa que diz que o investimento em TI das empresas latino-americanas cresce a uma taxa anual de 1,8% enquanto que o investimento destas mesmas empresas no mercado de nuvem cresce 19,7% anualmente.

Aliás, falando em América Latina e especificamente do Brasil, Mark Hurd finalmente confirmou a inauguração do datacenter da Oracle no Brasil para agosto deste ano. Localizado em Campinas, será o primeiro datacenter da empresa na América Latina e o vigésimo da companhia no mundo. Só para constar: quando participei do Oracle Open World de 2013 eu noticiei a novidade (https://www.guiadopc.com.br/noticias/35876/oracle-anuncia-datacenter-brasil.html). A demora na implantação aconteceu, segundo a Oracle, devido a dificuldades inerentes ao nosso país.

Infelizmente não tive muito tempo para acompanhar o JavaOne Latin America, mas é importante ressaltar que o evento comemorou os 20 anos da criação do Java. Java tem crescido e evoluído continuamente e tornou-se uma das tecnologias mais importantes da atualidade. O Brasil possui uma das comunidades mais importantes do mundo Java. São vários grupos de usuários que trocam conhecimento e experiências para o aperfeiçoamento do Java. A tecnologia está presente em mais de 3 bilhões de dispositivos. É a linguagem de programação mais utilizada do mundo.

Para mais detalhes sobre a oferta completa de nuvem da Oracle visite https://cloud.oracle.com/home. E para conhecer um pouco mais da linguagem Java acesse https://www.java.com/pt_BR/. Um grande abraço a todos e até a próxima!

Você também vai gostar

Leia também!